Santa Cruz reforça orçamento em 729 mil euros; justifica Reis Magos

A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou hoje um aditamento ao Orçamento Municipal, decorrente de um aumento das transferências do Orçamento de Estado, na ordem dos  205 mil euros, e da execução de fundos comunitários no valor de 524 mil euros.

Trata-se, portanto, de um reforço de 729 mil euros “que será derramado em funções sociais da autarquia e em investimento, nomeadamente na área do saneamento básico, turismo, economia, dinamização local, festas de Natal,  movimento associativo e eficiência energética”.

O edil Filipe Sousa anunciou que, mais à frente, será feito novo aditamento, porque o Município está a  ter “óptimos resultados” na parte da receita, devido ao crescimento do investimento privado no concelho.

Na reunião, foi abordada a situação da Praia dos Reis Magos, com o vereador Brício Araújo a manifestar preocupação pelos sucessivos episódios de poluição na água, ainda para mais na sequência de descargas de uma estação elevatória gerida pela Câmara  de Santa Cruz.

Em resposta, o presidente Filipe Sousa lamentou a “forma leviana” como a oposição tem aproveitado episódios pontuais que acontecem naquela praia e em outras tantas na região e no país.

“Relativamente ao que se passou, pode acontecer em qualquer lado e é imprevisível. Quem tem a noção do funcionamento daquelas estruturas, sabe disso. Fizemos um investimento naquela estrutura de redimensionamento que nunca tinha sido feito antes e hoje aquela estação elevatória respeita todas as directivas europeias,  daí ter sido financiada por Fundos Europeus, caso contrário não aconteceria esse apoio”, sublinhou.

O autarca lamentou, por isso, o aproveitamento político destas situações.

“Fico revoltado quando levianamente nos acusam de fazer despejos propositados, como se não fossemos responsáveis”, vincou, lembrando que o Galardão da Bandeira Azul naquela praia atesta a boa qualidade da água, independentemente de avarias pontuais, justificou.

A solução cabal desta e de outras situações [que também já foi reclamada pelo PS] depende de investimentos a montante, que, acusou, durante anos foram ignorados por quem esteve no poder em Santa  Cruz, e que viu o concelho crescer sem fazer o devido investimento em saneamento básico e em sistemas de distribuição de água.

“Só agora, nos nossos mandatos, é que este investimento está a ser feito”, afirmou.

Na  reunião foi ainda aprovado um Voto de Congratulação à jovem atleta Madalena Costa pelo título de Campeã do Mundo de Patinagem Artística no escalão Cadetes. O voto foi apresentado pela Coligação Cumprir Santa Cruz, mas também aprovado pelo executivo JPP. Este recordou que a jovem já recebeu a Medalha de Mérito Municipal e anunciou que a atleta será recebida nos Paços do Concelho na próxima semana.