PSD considera que saúde mental tem sido uma aposta na Região

O Grupo Parlamentar do PSD destacou, hoje, a preocupação que tem existido, na Região, em “atender aos problemas da saúde mental, sobretudo aqueles que estão associados ao envelhecimento da população, que tem colocado novos desafios ao nível social e também na saúde”.

Numa visita dos deputados sociais-democratas às instalações da Unidade de Alzheimer, localizada na Ribeira Brava, a deputada Clara Tiago salientou que “esta é a primeira unidade da nossa Região e a terceira no País, vindo ao encontro de uma necessidade não só para os doentes, mas também para as suas famílias, que muitas vezes mal conseguem sair de casa, justamente por ser uma patologia que origina uma dependência muito grande”.

Clara Tiago lembrou que, “além de uma capacidade para o internamento de 18 utentes, existe ainda uma Unidade de Dia, que pode receber até 45 doentes”.

“A nível do desenvolvimento do projeto de intervenção com estes utentes doentes de Alzheimer, a Unidade desenvolve atividades de trabalho de estimulação física, cognitiva, psicomotora, social e sensorial, através de uma equipa multidisciplinar”, referiu.

A deputada realçou ainda “o empenho do Padre Bernardino para a concretização deste projeto, financiado pelo Orçamento Regional, com apoio de fundos Europeus”.