Concursos de fotografia e sketching nos “Clássicos na Magnólia”

Foto DR

No próximo fim-de-semana, dias 30 e 31 de julho, realiza-se a terceira edição do “Clássicos na Magnólia”. Trata-se de um evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, que vai decorrer na Quinta Magnólia, onde serão organizados dois concursos abertos a todos os interessados: um de fotografia e outro de sketching.

Esta iniciativa inédita tem como objetivo convidar o público participante efetuar o registo artístico das viaturas participantes no Clássicos na Magnólia, criando oportunidade para mostrar as competências individuais, habilidades, criatividade e técnica na modalidade de fotografia ou desenho.

Em ambos os concursos, podem participar, de forma individual, todos os interessados, portugueses e estrangeiros, com idade superior a 18 anos. Serão admitidas imagens sobre o tema dos automóveis clássicos, elaboradas a partir de observação das viaturas presentes no evento “Clássicos da Magnólia 2022”, nomeadamente no espaço onde se realiza o evento, envolvendo, obrigatoriamente, uma ou mais das viaturas participantes.

No caso do concurso de fotografia, todas as imagens a concurso deverão apresentar uma resolução mínima de 6000 x 4000 pixels, sendo que não serão aceites montagens de fotografias, com a integração de elementos externos e de outros contextos à fotografia base, para a produção de uma nova fotografia. As fotografias deverão ser entregues, unicamente, em formato digital e a cores e deverão ser remetidas por e-mail (contendo a identificação do autor: nome completo, n.º do cartão de cidadão ou bilhete de identidade, idade e contato) para dipt.srtc@madeira.gov.pt até às 12h30 horas do dia 4 de agosto de 2022.

No que respeita o concurso de sketching, os desenhos serão feitos no local e podem inserir-se em três categorias: Sketch a Cores; Sketch monocromático, a Tinta da China ou outro meio líquido e ainda Sketch a Preto e Branco, Grafite ou outro meio riscador. Os desenhos deverão ser executados à mão, sem recurso a ferramentas digitais, e poderão ser realizados com vários materiais e técnicas, dependendo da categoria, não sendo admitidas colagens. A medida mínima do desenho será o formato A5 (21,0 × 14,8 cm) e a dimensão máxima a do formato A3 (29,7 x 42 cm). Podem ser apresentados desenhos com outras dimensões, desde que não ultrapassem estes limites e a orientação do formato do desenho poderá ser horizontal ou vertical. Os trabalhos deverão ser entregues na Direção Regional do Turismo, sita à Avenida Arriaga nº 18, até às 12h30 horas do dia 4 de agosto de 2022, em envelope fechado, juntamente com um documento anexo que deverá ser preenchido com a identificação dos autores.

Os resultados dos concursos serão depois publicados nas redes sociais – Facebook (https://www.facebook.com/classicosmagnolia) e Instagram (@classicosnamagnolia) – e os vencedores serão, igualmente, notificados através do e-mail que utilizaram para participar no concurso.

Haverá prémios para as três melhores fotografias e para os melhores desenhos em cada uma das categorias.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta que estes concursos são uma forma de incentivar a produção artística e a criatividade, aliando-os a uma exposição de um património singular: o dos carros clássicos. “Mais do que uma montra de viaturas de outros tempos, neste caso, dos mais antigos automóveis a circular na Madeira, o ‘Clássicos na Magnólia’, quer ser um evento que alia a vertente lúdica à vertente cultural”, refere, convidando todos os madeirenses não só a visitar o espaço, como também a mostrar os dotes artísticos de cada um.

Os regulamentos estão disponíveis aqui.