Urgências em Oftalmologia em foco no SESARAM

Decorreu hoje, dia 28 de Julho, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, uma sessão científica com o título “Urgência em Oftalmologia” dirigida pelo Dr. Nuno Silva, médico do Serviço de oftalmologia do Serviço de Saúde da RAM.

Este especialista referiu as patologias mais frequentes e mais tratadas no Serviço de Urgência, “olho vermelho, pterígio, olho seco, blefarite, moscas volantes, diminuição da aptidão visual súbita ou progressiva e retinopatia diabética”, respectivamente.

Em especial foco estiveram as situações mais graves como é o caso da “oclusão da artéria central da retina, do descolamento da retina, do glaucoma agudo, da queratite bacteriana, da endoftalmite, da celulite orbitária, do trauma, da leucocória e da paralisia do III par”, que exigem abordagens urgentes e num curto espaço de tempo, sob a pena de se perder a visão permanentemente.

Estas sessões científicas são promovidas pela Direcção Clínica do Serviço de Saúde da RAM, com o objectivo de manter os profissionais de saúde constantemente actualizados e divulgar as actividades do SESARAM.

As sessões serão retomadas no próximo dia 6 de Outubro de 2022, após a pausa anual, informa-se numa nota.