Praia da Calheta já tem Bandeira Azul e várias atrações

Fotos DR

A cerimónia do hastear da Bandeira Azul decorreu hoje, na Praia da Calheta, e contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal, Carlos Teles, a Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, entre outros parceiros que operam naquele espaço.

Devido aos trabalhos que decorreram na escarpa sobranceira à Marginal da Calheta, só foi possível hastear a Bandeira Azul agora.

Trata-se de um galardão que atesta a qualidade da praia nos mais variados aspetos, não só na qualidade da água balnear, mas também num conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto para os seus utilizadores, bem como na informação e sensibilização ambiental.

O presidente do município fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para este galardão, elogiando também os empresários que acreditam no potencial desta instância balnear e que têm investido no local, valorizando ainda mais o espaço e ajudando a promover a Calheta enquanto destino turístico. Carlos Teles referia-se a uma série de ofertas e atrações disponíveis naquela zona, nomeadamente o Centro de Mergulho, o Parque Aquático Insuflável, que está prestes a ser montado, e também a grande novidade deste ano, o “Bungee Jumping” que já faz as delícias dos mais aventureiros.

O edil lembrou, contudo, que “a Calheta é muito mais do que esta praia”, até porque o concelho dispõe de outros espaços balneares igualmente atrativos, com qualidade também reconhecida. A Quercus voltou, este ano, a distinguir com “qualidade de ouro” quatro praias do concelho, as praias do Portinho, na freguesia do Jardim do Mar, da Ribeira das Galinhas e do Porto, na freguesia do Paul do Mar, e a Praia da Serra de Água, também conhecida por ‘Praia do Calhau”.

A Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, elogiou toda a oferta e dinâmica existente no concelho e sublinhou que vale a pena visitar a Calheta e nadar em “águas de excelente qualidade”.