Machico atribui nome de Pe. Martins Júnior ao Encontro de Bandolins

No decurso do I Encontro de Bandolins em Machico, que decorreu no passado sábado, dia 25 de Junho, o  presidente da Câmara Municipal, Ricardo Franco, anunciou que, a partir desta data o Encontro passa a denominar-se “Encontro de Bandolins Padre José Martins Júnior”.

O autarca machiquense reforçou que Machico, já conta com uma sólida tradição bandolinística que marcou, de forma significativa, várias gerações das 5 freguesias deste concelho.

“Uma das pessoas que continua a dar alma a esta arte e que promove o bandolim de forma exímia é, indiscutivelmente, José Martins Júnior. O padre conserva vários instrumentos do famoso agrupamento bandolinístico da Madeira, denominado “Septeto Dr. Passos Freitas”, que percorreu o mundo nos anos 20 do século passado. Apesar apenas ter constituído formalmente a Tuna de Câmara de Machico em 1983, desde cedo contribuiu para o ensino desta arte musical tão singular junto da comunidade, sobretudo junto dos jovens”, refere um comunicado da Câmara.

“Numa altura em que escasseava a oferta musical ele foi  visionário numa perspectiva formativa e pedagógica transmitindo os grandes clássicos (Strauss, Mozart, Biset, entre outros…) às novas gerações. Actualmente ainda consegue congregar várias gerações de pais e filhos em torno dos valores musicais. Por tudo isto é da mais elementar justiça reconhecer publicamente e perpetuar no tempo o nome daqueles que tanto oferecem à Cultura desta terra. É neste pressuposto e com enorme honra que a autarquia de Machico decidiu justamente atribuir a este encontro  a designação de: Encontro de Bandolins José Martins Júnior”.