VIII Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE) no dia 17

No âmbito da “Semana Regional das Artes 2022”, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Programa EDUCAmedia da Direcção Regional de Educação, organiza o VIII Festival de Audiovisual e Cinema Escolar – FACE.

O evento realiza-se no dia 17 de Junho, entre as 9h30 e as 16h00, no Museu de Electricidade – Casa da Luz, no Funchal. Neste evento irá decorrer a Cerimónia de Entrega de Prémios, às 11h00, na qual serão distinguidos os vencedores da 11.ª edição do Madeira Curtas, assim como serão entregues os prémios EDUCAmedia “Escolas” e os Prémios FACE “Homenagem Professor” e “Projecto Escolar”.

Esta edição do Madeira Curtas, subordinada ao tema “Ciência e Transparência para um Mundo Melhor”, contou com 969 curtas-metragens a concurso, provenientes de 99 países.

Na entrega de prémios, haverá distinção de duas vertentes do concurso: uma destinada à participação internacional e outra destinada à vertente nacional.

Existem 7 diferentes categorias a concurso, nomeadamente, melhor imagem, melhor som, melhor representação, melhor guarda-roupa e adereços, melhor curta-metragem de animação, melhor curta-metragem escolar e melhor curta-metragem. Será também atribuído o troféu “Escolha do Público” à curta finalista com maior número de gostos atribuídos através do Facebook do concurso. Pretende-se, desta forma, premiar/reconhecer o que de melhor se faz na área do cinema e do audiovisual, refere uma nota da Secretaria Regional da Educação.

Quanto ao programa EDUCAmedia, que visa promover competências na área da produção e realização audiovisual e multimédia, nos alunos e professores, a nível conceptual e prático, com vista à aquisição de aptidões genéricas de comunicação, artes e design, o mesmo irá destacar o trabalho realizado pelas escolas em quatro projetos do EDUCAmedia, nomeadamente, “Aprender com o Cinema”, “TICultura”, “TV Escola” e “Cinedesafios”.

Os Prémios FACE “Homenagem Professor” distinguirão dois professores que desenvolveram, em conjunto com os colegas e alunos, um trabalho em prol do desenvolvimento de capacidades e competências essenciais na área das tecnologias, media e audiovisuais. Já o Prémio FACE “Projeto Escolar” irá premiar um projeto que se destacou em termos de comunicação, exploração de temáticas importantes e dinâmica escolar e que envolveu a comunidade local.

 

O FACE terá transmissão online através do seguinte url: https://www.facebook.com/EDUCAmedia/live_videos/

A reserva para o FACE deverá ser efetuada: https://goo.gl/eqXehL