Departamento de Arte e Design da UMa inaugura “Sala António Gorjão” esta sexta-feira

Inaugura-se amanhã, dia 13 de Maio, pelas 16h, no Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira, a “Sala de Documentação António Gorjão”, composta pelo espólio bibliográfico do professor António Gorjão, doado pela família ao Departamento. Esta biblioteca pessoal encontra-se acondicionada no mobiliário pertencente ao saudoso professor, também doado pela família, refere uma informação a que tivemos acesso.

Simultaneamente, será inaugurada na mesma sala uma exposição intitulada “1575 esboços de ideias para o símbolo do ISAPM”, com desenhos datados de 1984/85, da autoria do mesmo.

António Gorjão (1942-2021) foi professor de Estética e Ciências da Arte no extinto Instituto de Artes Plásticas da Madeira, do qual foi co-fundador e onde desempenhou funções de director ao longo de duas décadas. Figura incontornável do ensino superior artístico na Região, António Gorjão é assim objecto de uma justa e devida homenagem, após o seu recente desaparecimento, através deste singelo contributo, salienta a organização.

A inauguração contará com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, professor Sílvio Fernandes, e será apresentada por Carlos Valente, docente responsável pela iniciativa.