PSP-Madeira vai fiscalizar resíduos das oficinas e transporte de matérias poluentes

A Polícia de Segurança Pública da Madeira divulgou que no período compreendido entre os dias 19 a 22 de Abril, irá efectuar diversas operações policiais não só na fiscalização dos transportes de matérias poluentes bem como na fiscalização de oficinas, no que diz respeito ao tratamento dos seus resíduos, e no âmbito da protecção animal, quer sejam animais de companhia ou selvagens.

“No último quartel do séc. XX, tanto a nível internacional como a nível nacional, os Estados, as organizações internacionais e outros actores públicos e privados têm prestado uma crescente atenção à problemática ambiental, atuando quer em termos de implementação de políticas de proteção e conservação da natureza, quer no que concerne à fiscalização ao nível local”, refere nota da PSP.

“A forte influência humana através da emissão de gases com efeito estufa e de todas as outras formas de poluição têm vindo a provocar fortes impactos nos ecossistemas dos quais têm resultado na extinção de inúmeras espécies animais. A agravar este cenário, a actuação de várias redes organizadas de tráfico de animais, de coleccionadores e de algumas pessoas isoladamente têm vindo a aumentar ainda mais esse risco de extinção. Neste sentido, não poderia a PSP, face visível da autoridade do Estado, deixar de desempenhar a sua missão legalmente estabelecida, na proteção do ambiente, sempre em conformidade com a Constituição e a Lei”.

Numa nota dirigida aos cidadãos em geral, refere-se que no dia 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra, altura em que  milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente. A PSP associa-se recordando a todos que diariamente adoptem comportamentos que se identifiquem com o compromisso, acima assumido, de  tantos cidadãos.