Deputados do PSD-M realçam investimento do governo no restauro

Os deputados do PSD-M foram procurar conhecer como se faz restauro na RAM, visitando duas empresas do sector, a ISOPO e a ELAS. Isto no âmbito do “Roteiro de Proximidade sobre Cultura”, que está a ser desenvolvido por aquele grupo parlamentar. “Falar de património é falar também de restauro e daqueles que se dedicam, com o seu trabalho, a recuperar partes da nossa história, seja em dar uma nova vida a gravuras gastas e apagadas ou a objetos e relíquias  destruídos pelo tempo”, disse a respeito o deputado Nuno Maciel.
Os profissionais das empresas visitadas já estiveram envolvidos nos diversos trabalhos de restauro que têm sido desenvolvidos na RAM nos últimos anos. Alguns deles, salienta-se, de enorme envergadura, como “os  tectos mudéjares  da  Sé do Funchal, um trabalho aplaudido e admirado  por todos os que  já tiveram oportunidade de visitar” o templo.
Outro exemplo é o “magnífico trabalho de restauro que está a ser realizado no Convento de Santa Clara, tanto ao nível do património imóvel como móvel”.
“Todo este trabalho requer profissionais qualificados, a Madeira é uma Região que detém um património vastíssimo que importa valorizar e tem sabido aproveitar o know-how destas pessoas para preservar e conservar um dos seus bens mais preciosos, a sua história”, disse Nuno Maciel. destacando o investimento do Governo Regional.