Estepilha: a história do “Lojão”

Rui Marote
O Estepilha de hoje é uma contribuição para a História: reporta-se às novas instalações do edifício anexo “Lojão” que servirá os grupos parlamentares do PS, CDS, CDU e JPP, que já estão instalados, e o IDEIA – Instituto de Estudos e Investigação da Autonomia, com biblioteca e auditório. Na cave, o arquivo da Assembleia, ainda em obras, havendo ainda um terraço para convívios. Os trabalhos já decorrem há cerca de dois anos, com inauguração prevista para finais de Março do ano em curso.
A Assembleia está instalada num edifício construído em 1519, a mando do venturoso rei D. Manuel I para a Alfândega do Funchal.
Em 1982, envolvido em polémica que muita tinta fez correr com os célebres artigos do Dr. Machado dos Santos, começaram os trabalhos de adaptação do edifício para a instalação da Assembleia Legislativa da Madeira no local. Os trabalhos, a cargo do arquitecto Chorão Ramalho, concluíram-se 5 anos depois, tendo a Assembleia sido inaugurada em Dezembro de 1987.
O novo prédio do parlamento não tinha salas para albergar todos os grupos parlamentares e já na altura o PPD/PSD ocupou algumas salas do edifício que era na altura propriedade  da da companhia de seguros Fidelidade, onde funcionavam no rés-do-chão as Lojas Singer. Os outros grupos parlamentares CDS, PCP e UDP, por terem dois deputados  ficaram nas instalações da Assembleia.
Na altura foi “oferecido” o actual edifício “Lojão” para compra, no valor de 800 contos, que foi considerado caro pelo actual presidente, na altura. Recordo que se chegou a pensar construir um parque de estacionamento subterrâneo entre o edifício da Assembleia em frente à Capela e o prédio do “Lojâo” mas a” brilhante” ideia caiu por terra.
No mandato do Dr. Miguel Mendonça, com a compra de um edifício na rua da Alfândega para instalação dos serviços administrativos, o Grupo parlamentar do PSD deixa o “Lojão” e instala-se nos andares superiores  onde ainda hoje se encontra. Edifício comprado ao Hipólito por 600 mil contos.
Nos anos seguintes os grupos parlamentares andaram sempre com a casa às costas nas proximidades e com rendas altíssimas.
Estepilha, as orações de “sapiência” do Dr. Machado dos Santos eram maçadoras, mas hoje dar-lhe-ia razão… Ao envelhecer a visão piora porém podemos enxergar mais…