
Nesta quarta feira, a tradicional celebração eucarística da Assembleia do Renovamento Carismático Católico contou com um convidado especial: o Bispo da Diocese. D. Nuno Brás associou-se, assim, à comemoração dos 28 anos do RCC na Madeira, bem como o Vigário Geral, Cónego Fiel Sousa, e o assistente do RCC, Padre Manuel Alexandre.
A coordenadora da Equipa Diocesana de Serviço do RCC, Maria da Paz Carvalho, deu as boas-vindas ao Bispo da Diocese, em comunhão com o Pastor que se une à celebração de mais um aniversário daqueles que comungam da Corrente de Graça que é o Renovamento Carismático Católico.
Na sua homilia, o Bispo deixou-se levar pelas palavras inspiradoras da Carta de São Tiago, no sentido de ser urgente acolher, docilmente, a Palavra que foi plantada nos corações de todos, como forma de salvação das almas. Neste desafio, reveste-se de primordial importância a necessidade de saber escutar a Palavra de Deus, já que tudo começa pela escuta.
Outra tónica essencial da homilia de D. Nuno Brás prendeu-se com o cumprimento da Palavra, conforme nos desafia São Tiago “Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes”. Quantas vezes, constatou o Prelado da Diocese, “a Palavra entra no ouvido e sai rapidamente, facilmente esquecida, sem moldar a nossa vida, não reproduzindo atitudes de amor a Deus e ao próximo”.
Referindo-se ao Evangelho, numa passagem em que Jesus curou o cego, D. Nuno Brás lembrou que muitos de nós, sem Jesus, vemos a vida de forma muito desfocada. “Basta ver como a nossa sociedade anda completamente desfocada, sem ver a realidade. Cabe-nos abrir os olhos e ajudar, através da Fé, os outros a abrirem os olhos”.
Falando diretamente para os membros do Renovamento Carismático Católico, o Bispo da Diocese deixou o apelo: “Sejamos verdadeiramente aqueles que acolhem a Palavra de Deus plantada no nosso coração; esta Palavra ajuda a transformar a nossa sociedade. Deixemo-nos moldar pela Palavra e sejamos seus proclamadores”.
A coordenadora do RCC informou ainda que o Padre Carlos Macedo inicia amanhã uma visita à Madeira para uma semana de evangelização. Neste sábado, o sacerdote celebra a Eucaristia, pelas 10h00, na Capela do Bom Jesus, bem como no domingo, pelas 16h30. No dia 23 de fevereiro, celebrará na Igreja do Colégio, pelas 19h30. Um tempo de graça que conta com a participação ativa da comunidade.