Foi hoje inaugurada na Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, uma exposição de Octávio Passos intitulada “Espreitando na Diáspora”. Octávio Passos é fotógrafo a trabalhar nas áreas do foto-jornalismo. É natural da Madeira, mas agora exerce a sua actividade no plano nacional e internacional.
A mostra reúne trabalhos que captam quotidianos, assumindo uma forte carga estética e emocional, reza uma nota da organização da galeria situada na sede do PCP.
“As fotos de Octávio Passos reportam a acontecimentos extremos e diferenciadores das rotinas das populações, nalguns dos casos de registo memorial da história humana,
Das fotografias expostas nesta Exposição destacam-se fotografias do que foi a catástrofe do “20 de fevereiro de 2010″, na Madeira; fotografias dos incêndios florestais; fotografias do mundo desportivo; fotografias com registos documentais sobre comunidades e mundos desconhecidos…”
O fotógrafo Octávio Passos esteve presente na inauguração e conversou com os presentes neste evento cultural acerca do universo contextual de cada um dos seus trabalhos e sobre os desafios que se colocam a um fotógrafo com a sua linha de intervenção.