Albuquerque visita amanhã “Oficina Regional de Ajudas Técnicas”

O presidente do Governo Regional visita amanhã, pelo meio-dia, a “Oficina Regional de Ajudas Técnicas”, promovido pela “Causa Social” e que está a ser apoiado pela Segurança Social regional. Trata-se de um projecto que consiste no acompanhamento de pessoas mais frágeis, sobretudo idosas. Há actualmente 27 beneficiários do mesmo.

A oficina fica na Rua África do Sul, nº 14, no Bairro da Nazaré, mesmo ao lado da sede da “Causa Social”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

Este projecto é co-financiado pelo Fundo Social Europeu, num valor total de 208 955,08 euros (dos quais 85% são fundos europeus – 177 611,82 €, e 15% são do Orçamento Regional – 31 343,26 €.

A ideia é a prevenção da fragilidade das pessoas idosas ou dependentes no domicílio, através do acompanhamento de uma equipa de psicomotricistas, e da utilização de ajudas técnicas, jogos e realização de actividades.

O projecto iniciou-se em fevereiro de 2021, com término previsto para Julho de 2022.

A mudança das Oficinas para as novas instalações só aconteceu em Novembro de 2021. O espaço foi cedido, para o efeito, pela IHM, revela uma nota da Quinta Vigia. Este é um serviço totalmente gratuito para os utentes. Qualquer pessoa pode usufruir, independentemente da condição financeira, desde que esteja devidamente referenciado e que a equipa coordenadora aprove a candidatura, refere o Governo Regional.

 

A actual equipa inclui um técnico superior coordenador, dois técnicos superiores de Reabilitação Psicomotora e dois ajudantes de acção directa.