Na terça-feira, dia 15 de Fevereiro, pelas 19 h, a Galeria Anjos Teixeira, à Rua João de Deus n.º 12, apresenta a exposição com fotografia de Octávio Passos. Intitulada “Espreitando na Diáspora”, a mostra, que conta com a curadoria de David Francisco, dá início a um ciclo de exposições ao longo do ano 2022 totalmente dedicada à “Arte na Diáspora”, ou seja, toda uma programação com trabalhos em várias áreas da produção artística realizada de criadores culturais naturais da Madeira e que desenvolvem a sua actividade fora da Região.
A “Arte na Diáspora” pretende trazer à Madeira trabalhos de reconhecido mérito cultural e promover cruzamentos de linguagens e de processos criativos que representam um universo com o qual importa promover diálogos, refere uma nota da Galeria.
Este é o currículo do autor da mostra, segundo enviado em comunicado: “Octávio Passos é natural da Madeira. Estudou Artes até aos seus 17 anos e aos 18 iniciou-se no fotojornalismo como repórter fotográfico freelancer. Trabalhou diariamente servindo com as suas fotografias o “Diário de Notícias da Madeira”, jornais desportivos nacionais como o “Record”, “A Bola” e “O Jogo”, durante cerca de 7 anos. Em 2006 torna-se colaborador na Ilha da Madeira da agência noticiosa “AP – Associated Press”.
Como freelancer publicou trabalhos em jornais, revistas e agências nacionais e internacionais. Publicou uma reportagem na revista “National Geographic” (versão internacional e portuguesa).
Foi membro do colectivo XXV PHOTOS.
É colaborador permanente da agência LUSA e serve regularmente com trabalhos fotográficos, o grupo Global Media, e o grupo Impresa, em particular o “Expresso”.
Foi o editor fundador da fotografia da revista “GOLFE Press”, cargo que deixou em fevereiro de 2015.
Em 2016, estando já a viver no Porto, foi convidado a ser fotógrafo “Stringer” da GETTY IMAGES.
No seu currículo consta um livro de autor publicado “20 de Fevereiro”, livro acerca do desastre natural que abalou a Ilha da Madeira em 2010 provocando cerca de 43 mortes.
Duas exposições pessoais e diversos prémios de fotografia, regionais, nacionais e internacionais, destacando os seguintes;
– 2007 vence o concurso do Jornal da Madeira de fotojornalismo com uma fotografia do Rali Vinho Madeira do piloto italiano “Marco Cavigioli”
– 2008 vence “A Medalha de Ouro” do concurso de fotografia da revista “O Mundo da Fotografia” com a fotografia “BURN”
– 2009 é eleito o fotojornalista de desporto do ano pelo Diário de Notícias da Madeira.
– 2011 recebe no IPA (Internacional Photography Awards) uma distinção com um trabalho de 5 fotos sobre o “20 de Fevereiro na Ilha da Madeira”.
– 2012 recebe pelo Instituto da Segurança Social da Madeira, um diploma de distinção por um trabalho feito sobre a pobreza, publicado no DN Madeira.
– 2013 vence a categoria Ambiente do concurso de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM MORA com reportagem “Inferno na Ilha da Madeira”
– 2013 nomeado para os MAIS DO ANO na categoria de Artista do Ano da Madeira.
– 2014 vence o segundo prémio da categoria de Desporto do concurso de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM MORA “Hawai da Europa”.
– 2014 vence o troféu de “Photographer of the Year” entregue pelo colectivo XXV PHOTOS.
– 2014 recebe diploma de “GRATIDÃO” pelo profissionalismo prestado da academia de futebol jovem “O AMADOR”.
– 2017 vence o primeiro prémio da categoria de Desporto do concurso de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM “CORRIDA DE CAVALOS É UMA ROLETA ANIMADA”
– 2019 vence o primeiro prémio da categoria de Desporto do concurso de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM “CANHÂO DA NAZARÉ”
– 2019 vence o primeiro prémio da categoria de Artes e Espetáculos do concurso de fotojornalismo ESTAÇÃO IMAGEM “ É UMA QUESTÃO DE FÉ – SEMANA SANTA ZAMORA “
– 2021 recebeu várias medalhas no World Sports Photography Awards em diversas categorias, Golf, Desporto Motorizado, Água, Fórmula 1″.