André Escórcio desafia os conceitos de escola e de ensino

Fotos: Rui Marote

O conhecido professor André Escórcio apresentou hoje um livro que aborda o sistema de ensino, intitulado, sugestivamente, “A Escola é uma Seca”, o qual contou, na sessão de apresentação, que decorreu no Museu da Electricidade “Casa da Luz”, com o padre Martins Júnior.

A ideia de Escórcio é debater o modo como hoje em dia se ministra instrução nas escolas, e que entende ser baseado em conceitos discutíveis e ultrapassados.

Para Martins Júnior, o livro é provocador e mesmo “incendiário” por preconizar um tipo de ensino que diverge, em muito, do actual.

André Escórcio põe em causa não só o modo como as aulas são ministradas, mas também os próprios programas e toda a burocracia que prejudica sobremaneira não só alunos mas também professores.

O autor quer que exista na escola lugar para a imaginação e que os alunos não tenham de se conformar em constituir uma mera peça de uma máquina inerte e pouco desafiadora. Para Escórcio, as escolas são ainda hoje comunidades fechadas e com pouca capacidade renovadora.