Estátua da Madre Virgínia inaugurada hoje na rotunda de Santo António

Realizou-se hoje a cerimónia de descerramento da placa toponímica e da estátua da Madre Virgínia, na recém-requalificada rotunda de Santo António, que passará a ser denominada de Rotunda da Madre Virgínia, em homenagem à religiosa clarissa nascida naquela freguesia do Funchal.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Funchal admitiu estar a viver  “um dia histórico para o Funchal, para a freguesia de Santo António e para a Madeira”. Pedro Calado lembrou que a Madre Virgínia foi um “exemplo de dedicação à causa social, tendo dedicado a sua vida à causa dos mais desfavorecidos”. O seu processo de canonização, terminou a 2 de outubro último e encontra-se bem encaminhado.

O autarca frisou que “uma vida sem fé é uma vida pobre, mas a fé sem obras ainda mais pobre fica”, sublinhando que com a cerimónia de hoje, a CMF quis transmitir à população “que estamos todos juntos por uma causa, o trabalho pelo próximo, o trabalho pelos mais desfavorecidos e o trabalho pelo reconhecimento deste grande exemplo de vida que nos tem de manter a todos”.

Presente na cerimónia, o Bispo do Funchal, D. Nuno Brás referiu que “o Funchal presta homenagem a uma das suas filhas mais ilustres, que teve a coragem de lutar pelos direitos de Deus e pelos direitos do Homem”.

A cerimónia contou ainda com as presenças do bispo emérito D. Teodoro de Faria, do Presidente da Assembleia legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues e do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Por questões de segurança, o acesso pedonal ao interior da rotunda não será permitido, tendo a Câmara Municipal criado uma zona de ‘contemplação’, através do alargamento do gaveto da Rua do Campo do Marítimo com o Caminho da Igreja, o qual passa a dispor de mobiliário urbano adequado à sua funcionalidade, nomeadamente bancos, papeleiras e placa toponímica.