JPP quer que GR apoie projecto da RTP-Madeira “Minuto 600”

O JPP propõe, no âmbito do Orçamento e Plano de Investimentos para 2022, a inscrição de um artigo para que o Governo Regional da Madeira apoie e dê continuidade ao projecto da série histórico-cultural “Minuto 600”, produzida pela RTP-Madeira.

A proposta, diz-se, “enquadra-se no alcance científico, formativo e educativo do programa ao nível regional, marcado pela qualidade técnica e rigor no tratamento da informação, disponível a todas as comunidades madeirenses. Considerámos que o programa é intemporal, e que o conceito “Minuto 600” é perfeitamente enquadrável como um pólo de dinamização histórica e cultural da Região Autónoma da Madeira. Paralelamente, consideramos relevante a operacionalização daquele conteúdo num portal interativo digital”, reza uma nota.

O Minuto 600 foi recentemente premiado pela APOM- Associação Portuguesa de Museologia. O projeto foi coordenado pelo jornalista da Antena 1, Paulo Santos, e envolveu uma equipa multifacetada, nomeadamente na edição e animação gráfica a cargo de Élvio Santos, os guiões de Fernando Letra e Paulo Santos e a pesquisa documental a cargo de Henrique Cannavial e Sónia Perneta.

“Em causa estão valores irrisórios, quando comparados com outros gastos de duvidosa utilidade”, diz o JPP.

“Além disso, também na área da Cultura e do Património Cultural Imóvel Classificado o JPP apresentará uma proposta para corrigir e reverter tecnicamente a intervenção desastrosa realizada no Forte do Ilhéu, um dos monumentos mais emblemáticos do Porto do Funchal”, conclui o partido.