Olavo Câmara critica “fake news” e considera mesmo o Governo Regional uma fonte das mesmas

O deputado socialista Olavo Câmara, no âmbito da iniciativa Parlamento dos Jovens realizada hoje em Machico, referiu ser necessária “uma maior atenção por parte das autoridades no combate à desinformação, pela ameaça que o fenómeno das fake news assume no correcto funcionamento da democracia e das suas instituições”.

O deputado do PS fez uma intervenção na escola Básica e Secundária de Machico, no âmbito do programa da Assembleia da República “Parlamento dos Jovens”, nesta edição dedicada às fake news.

Na sua intervenção Olavo Câmara mostrou-se preocupado com o fenómeno, que tem conquistado uma maior dimensão com as redes sociais a assumir um papel de destaque.

“É um problema que não é novo, que ganhou uma maior dimensão com as redes sociais e que precisa de ser travado porque afecta a nossa sociedade de forma transversal, desde a economia à saúde, a política, a segurança, e a nossa democracia.” Afirma o deputado do PS que considera prioritário que as autoridades tenham um olhar atento para este fenómeno com medidas preventivas e correctivas.

O Programa Parlamento dos Jovens, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Olavo Câmara considerou ainda que as “fake news” também são usadas por certas instituições públicas.” O deputado dá o exemplo da Região Autónoma da Madeira “onde os nossos governantes não se coíbem de utilizar mecanismos enganadores para esconder ou passar ao lado de certas responsabilidades, o que deve deixar todos preocupados.” .