A soprano madeirense Carla Moniz integra o elenco da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, levado à cena pela companhia Operarte, e que terá amanhã, dia 5 de Dezembro, o seu próximo espectáculo, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, com início às 17h00.
A direcção artística é de Élio Oliveira, e a encenação e direcção musical é de Sílvia Mateus.
Carla Moniz interpreta Rosina nesta produção, que se tem apresentado em teatros do continente.
A soprano iniciou os seus estudos musicais no Conservatório – Escola das Artes da Madeira, na classe de canto do professor, compositor e maestro Victor Costa, finalizando o Curso Geral de Canto.
Em paralelo com o canto lírico, finalizou o curso básico de Piano e estudou Canto Jazz, também no Conservatório, em parceria com o Hot Club de Portugal.
Em 2005 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde fez parte da Classe de Canto de Elsa Saque (2005) e Sílvia Mateus (2006-2008). Participou em óperas como «A Flauta Mágica» (Knabe) (W. A. Mozart) e «Dido e Aeneas» (Dido) (H. Purcell) em Lisboa, Almada e Açores, tendo trabalhado com os encenadores Francisco Salgado, Carlos Otero e Sílvia Mateus.
Ainda em Lisboa, realizou diversos concertos de Música Antiga e Recitais. Em 2008, terminou a sua licenciatura em Canto e regressou à Madeira, participando no Musical «Sound of Music» (Maria)
(Rogers e Hammerstein) com a Companhia de Teatro «MADS», no Teatro Municipal Dias, e ainda na estreia de duas óperas de Jorge Salgueiro: «Orquídea Branca» (princesa D. Ma Amélia) e «O salto» (Diana), tendo como encenador Miguel Vieira.
Em 2012, interpretou o papel de Inês de Castro, no Requiem à sua memória, composto pelo compositor madeirense Pedro Macedo, em estreia em Coimbra e, desde então, tem vindo a realizar um trabalho activo em concertos e recitais, nomeadamente na Igreja do Colégio, no Palácio de S. Lourenço e no Teatro Baltazar Dias e em Festivais como solista, nomeadamente – Festival de Liszt; Festival Raízes do Atlântico; Festival de Música da Madeira e com o Quinteto «Medioatlântico», no
Festival de Música Internacional em Kremz, Áustria.
Em 2014 terminou o Mestrado em Ensino da Música – Especialização em Canto e Música de Conjunto, pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas, frequentando a Classe de Canto de Elisabete Matos e Dora Rodrigues. Trabalhou em alguns concertos como solista com a Orquestra Clássica da Madeira sob direcção dos maestros Rui Massena e Rui Pinheiro. Tem realizado concertos como solista nos Ensembles de Música Antiga do Palácio e Funchal Baroque Ensemble. É professora no Conservatório – Escola de Artes da Madeira, onde lecciona as disciplinas de Canto e Estúdio de Ópera.