Emanuel Câmara promete reforço da aposta na educação

A aposta na Educação continuará a ser uma das grandes bandeiras de Emanuel Câmara para o próximo mandato, assegura o mesmo.

O actual autarca do Porto Moniz, que se recandidata pelo PS ao terceiro mandato à frente dos destinos daquele município da costa norte, salienta o seu propósito de manter e até reforçar os apoios nesta área, defendendo uma educação gratuita e de qualidade para todas as crianças e jovens do concelho.

Emanuel Câmara aponta a gratuitidade da alimentação escolar para todos os alunos do 1.º ciclo como um dos objectivos para o próximo mandato, aproveitando também para lembrar que foi consigo como presidente que os manuais e o transporte escolar foram atribuídos, também de forma gratuita, a todos os alunos, desde o 1.º até ao 12.º ano, e que houve um claro reforço e alargamento das bolsas de estudo para os estudantes universitários.

O socialista destaca também o apoio em 50% do valor da mensalidade das creches que a Câmara do Porto Moniz tem vindo a atribuir, o qual pretende alargar, fazendo com que a frequência da creche seja 100% gratuita.

Um caminho que, a par do constante apoio às escolas, clubes e associações, permitindo um alargado leque de actividades para os jovens, foi reforçado em tempos de pandemia, com a atribuição de um portátil a todos os alunos, para que tenham todas as condições e ferramentas de estudo, quer para o ensino presencial, quer para o ensino à distância.

Emanuel Câmara adianta também que todos os alunos que ingressam agora no 1.º ano de escolaridade serão igualmente abrangidos pela atribuição de um portátil e que será dada continuidade à atribuição dos prémios de mérito escolar aos melhores alunos de todos os anos.

“A aposta na educação é uma aposta ganha e hoje o Porto Moniz é exemplo nacional pelas suas políticas educativas, não só pela gratuitidade do ensino, mas também pelo apoio aos estudantes universitários, que duplicou em 8 anos, e pela educação para adultos (através do programa INTEGRA +)”, sublinha Emanuel Câmara.

“A estrada da educação é a minha grande estrada, é uma estrada de futuro e para manter”, reforça o socialista.