Câmara de Santa Cruz candidata 42 projectos à “bazuca” europeia

A Câmara Municipal de Santa Cruz apresentou ao Governo Regional 42 projectos para serem habilitados à chamada ‘bazuca’ europeia, informa a autarquia. A informação foi hoje à reunião de Câmara para conhecimento de todo o executivo.

Um dos vectores prioritários é a recuperação das redes de água para combate às perdas, num valor total de 14 milhões de euros. Um esforço que o presidente Filipe Sousa entende que deve ser regional, e que engloba um investimento total de 50 milhões de euros até 2027.

Dos projectos apresentados é também de salientar a requalificação dos centros urbanos, nomeadamente a requalificação da frente-mar da cidade de Santa Cruz, e a requalificação do centro do Caniço, junto à praça de táxis, onde nascerá uma nova centralidade.

Em Santa Cruz é ainda de referir o projecto existente para a Quinta Escuna, para onde está projectado um novo edifício mais moderno, funcional, que melhor sirva as pessoas e que reúna todos os serviços camarários, além de um parque de estacionamento e de um espaço multiusos, refere o gabinete de Filipe Sousa.

Nos 42 projectos está também incluído um espaço de estacionamento para a Camacha e a requalificação dos actuais complexos habitacionais camarários e construção de novos empreendimentos de habitação social.

Na reunião de Câmara aprovaram-se ainda mais de 66 mil euros para apoio a 73 famílias no âmbito do Fundo Social de Emergência, e mais de 33 mil euros para 12 apoios à realização de cirurgias.