CDU diz que “toda a orla costeira está nas mãos de interesses privados”

A CDU realizou hoje uma acção política sobre a privatização do litoral no Funchal. De acordo com o coordenador regional, Edgar Silva, também candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Funchal, “o facto de entre a Pontinha e o Lido, em toda a frente litoral do Funchal, toda a orla costeira estar nas mãos de interesses privados demonstra, desavergonhadamente, o resultado de acumulados processos de subjugação da cidade ao capital. Todo o litoral foi entregue de mão beijada para o negócio de alguns, retirando a orla costeira à cidade e aos cidadãos, apesar de aqueles territórios serem do domínio público”.

Segundo Edgar Silva, “a privatização do litoral no Funchal é fruto da soma de actos de governo quer do PSD, quer do PS, quer do tempo em que o PSD governava a CMF, quer com todos os agravamentos promovidos no tempo em que o PS passou a governar a CMF. Tanto o Governo Regional, como a Câmara Municipal do Funchal, tanto o PSD, como o PS, promovem a mesma política de privatização do domínio público marítimo e realizam as mesmas orientações de benefício ou de isenção fiscal a quem ficou com o uso exclusivo do litoral no Funchal”, refere uma nota.

Para a CDU, “a ocupação do litoral por privados, com fins de exploração económica, é uma das marcas mais negativas que estão a desfigurar a cidade do Funchal”, disse.

Esta força política acredita que “já é tempo de inverter este processo de expropriação aos cidadãos e à cidade dos direitos ao litoral e ao domínio público marítimo, o que só será possível através de um novo rumo para o desenvolvimento do Funchal, que só a CDU garante, na ruptura com as políticas impostas pelo PSD e pelo PS”.