Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental assinalado com emissão filatélica

O Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental foi hoje assinalado com a Emissão Filatélica alusiva ao 90º Aniversário do Arquivo Distrital do Funchal. Na cerimónia esteve o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

A emissão filatélica dedicada ao Arquivo Regional com três selos, um postal e uma pagela e que marca a circulação postal dos selos, foi hoje apresentada no auditório da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Na ocasião, Eduardo Jesus considerou que com esta emissão “temos oportunidade de levar mais longe, a realidade da Região Autónoma da Madeira, no que diz respeito à preservação da nossa memória e das possibilidades de conhecimento que o arquivo faculta”.

O governante agradeceu ao representante dos CTT Correios de Portugal, Vitor Soares, esta emissão filatélica, considerando que os CTT são um veículo credibilizado por toda a população, facto que vem valorizar esta comunicação. “Temos um canal privilegiado, para fazer chegar lá fora  todo o trabalho desenvolvido no Arquivo”, entende Eduardo Jesus.

O Secretário Regional destacou os 90 anos do Arquivo, que na sua opinião, são de grande importância para a Região Autónoma da Madeira. “Em boa hora e em 1931 se decidiu  criar o Arquivo, em boa hora se deu continuidade ao projecto  e em boa hora se entendeu que o Arquivo e a Biblioteca da Madeira poderiam estar juntos e se decidiu que esta estrutura merecia ter associado a si, uma Direção Regional, decisões que são importantes pois reconhecem a importância e em simultâneo, lançam o desafio” .