O edil funchalense Miguel Gouveia e a vereadora Madalena Nunes, estiveram esta manhã no Parque de Santa Catarina, para a apresentação do livro “Mural da História”, de Carolina Caldeira, uma das várias iniciativas dinamizadas pela CMF para assinalar o Dia Mundial da Criança que se comemora hoje.
Miguel Silva Gouveia congratulou a autora por “esta obra moderna onde encontramos diversas histórias populares que fazem parte da nossa infância e da dos nossos filhos, mas com a originalidade de romper com alguns estereótipos dos papeis culturais e de género, abrindo ao leitor, e ao mundo de fantasia das crianças, um novo leque de oportunidade sobre aquilo que elas podem ser e também ter como referência.”
“Mural da História” pretende quebrar as histórias populares que reforçam a concepção de que o sexo feminino é dócil e frágil, perpetuando a ideia que cabe somente aos homens a força e a destreza para vencer os desafios. O livro conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e é editado pela Cadmus.
Nesta obra é possível encontrar uma versão moderna das várias histórias populares como a Rapunzel, a Gata-Borralheira, a Princesa das Ervilhas e a Carochinha, em que as protagonistas são representadas como capazes, autónomas, não se resignam e lutam para fazer valer aquilo que pensam. O livro contém, igualmente, ilustrações da autoria de Raquel Marques, refere a Câmara.
As celebrações do Dia da Criança continuam pelas 16 horas com a transmissão via Zoom e mediante inscrição no site do Teatro Municipal Baltazar Dias, do Musical “Milho por Peixe”, um projecto que resulta de uma residência artística realizada em Janeiro de 2018, a convite de Madalena Victorino, coreógrafa e Programadora Cultural, para integrar a 4ª edição de M I R A G E M – Projecto Artístico e Pedagógico no domínio das Artes do Espetáculo nas escolas do Município de Odemira.
Por fim, pelas 19 horas, a Biblioteca Municipal do Funchal irá disponibilizar na sua página do Facebook, as “Histórias com Banda Sonora” (“A Formiga Curiosa”), um projecto original que alia a promoção da leitura à música, numa linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações e sentimentos, através do relacionamento expressivo entre o som e as palavras. Este é um projecto original criado pelos músicos Tozé Cardoso (guitarra e voz) e Judit Vig (piano).