Augusta Aguiar hoje também envolvida nas comemorações do Dia da Criança

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, marcou presença na manhã de hoje na apresentação do IX Sarau de Ginástica. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Actividades Rítmicas Expressivas da Escola Básica e Secundária da Calheta, com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

O tema escolhido para o sarau deste ano, que vai já na sua 9.ª edição, resulta de um desafio lançado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Calheta, sendo alusivo aos direitos das crianças, no ano em que se assinalam 30 anos da adopção, pelo nosso país, da Convenção dos Direitos da Criança, bem como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil.

A governante salientou que “o Governo Regional não poderia deixar de se associar a este evento, como forma de alertar e sensibilizar para a importância de assegurar, a todo o momento, a protecção das nossas crianças e jovens”, afirmando ainda que “as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens desempenham um papel de proximidade determinante, no que diz respeito à promoção dos direitos das crianças e dos jovens, à protecção da infância e da juventude, para que se possa prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral”.

O Governo Regional tem como um dos seus objectivos estratégicos a protecção das crianças e jovens, e tem vindo a desenvolver todas as medidas necessárias, no sentido de alcançar este objetivo. As CPCJ são parceiras fundamentais do Governo Regional nessa missão, declarou ainda.

Augusta Aguiar aproveitou ainda a ocasião para transmitir à população que “pode continuar a contar com o apoio do Governo Regional, nas mais diversas vertentes, e, no que diz respeito à área da inclusão social e cidadania, com especial enfoque no apoio às pessoas mais vulneráveis e com maiores carências, com uma atenção particular à população mais idosa, àqueles que perderam o seu posto de trabalho, aos mais carenciados, às crianças e jovens em risco e às pessoas com deficiência.”

A responsável dirigiu ainda “uma palavra de agradecimento à Escola Básica e Secundária e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Calheta pela iniciativa, e também pelo facto do Sarau de Ginástica ter como tema central um assunto tão importante para toda a sociedade, como são os direitos das crianças.”