Direitos das mulheres são tema de instalação na ALRAM

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, esteve hoje  na cerimónia de abertura de uma nstalação artística intitulada “Eva”, no átrio do parlamento regional. Trata-se de um projecto itinerante da Associação OLHO.te, inserido no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se assinalou no passado dia 8 de Março. A instalação evoca a luta pelos direitos e pela dignidade “de todas as mulheres que são, todos os dias e de tantas maneiras, marginalizadas, esquecidas e/ou violentadas”.

O presidente da Assembleia Legislativa agradeceu à associação OLHO.te ter escolhido “a casa da democracia e da Autonomia” para acolher esta iniciativa, notando que a presença de EVA vem “lembrar o quão distantes ainda estamos de cumprir os direitos humanos, no que à mulher diz respeito.”

José Manuel Rodrigues referiu ainda que “a desigualdade combate-se todos os dias, também neste parlamento, através da voz das senhoras deputadas e dos senhores deputados, e que se há coisa que ainda nos deve afligir e atormentar é o facto de termos, ainda, na Região e no país, as altas taxas de violência doméstica e de mortalidade das mulheres vítimas desta.”

“É inadmissível e é terrível que ainda tenhamos estes números em 2021”, acrescentou, sem esquecer a questão da “desigualdade salarial, na ordem dos 30%, em relação aos homens”, aspeto que, segundo o líder do primeiro órgão de governo próprio da Região, “tem, obviamente, de ser corrigido”.

Por seu turno, o presidente da OLHO.te, Hugo Castro Andrade, declamou na ocasião de um poema alusivo à temática abordada.