Projecto “Equilíbrio” pretende destacar árvores do Funchal

O presidente da CMF, Miguel Gouveia, acompanhado pela vereadora Madalena Nunes, esteve hoje no Jardim Municipal do Funchal, onde foi apresentado o projecto “Equilíbrio: As nossas árvores”, da autoria de Rodrigo Camacho. Esta é uma iniciativa apoiada pelo programa da autarquia de atribuição de apoios anuais ao associativismo, no valor de 4100 euros.

Este projecto, que decorrerá entre Maio de 2021 e Janeiro de 2022, pretende, através da arte, “ir chamando a atenção para as árvores da cidade do Funchal, com oficinas, apresentações, desenvolvimento artístico e encontros informais”. Miguel Gouveia referiu que “a CMF tem procurado dar uma multidisciplinaridade aos temas culturais que apoia e este projecto vem relevar uma nova dimensão da nossa cidade, nomeadamente uma dimensão que trabalha o património arbóreo.”

“Equilíbrio: As Nossas Árvores” é um roteiro cultural alternativo que cobre árvores interessantes do Funchal. Por meio de um aplicativo móvel, os utilizadores poderão adquirir informação sobre as árvores, assim como aceder a criações de artistas e histórias locais dedicadas a cada uma dessas árvores, informa-se.

“O Funchal tem diversas árvores que são centenárias e que fazem parte da nossa história”, refere o edil.

Miguel Gouveia diz que “apesar deste projecto fazer parte da programação anual do Município do Funchal, iremos envolvê-lo na programação da Capital Europeia da Cultura, de forma a poder enriquecer a nossa candidatura. Todos estes contributos são preciosos para podermos ter uma candidatura diferenciadora das restantes dez cidades e que albergue todas as dimensões culturais da cidade, e a nossa identidade”, sublinha.