IVBAM promove artesanato com sessões ao vivo

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) está a promover, até ao final do ano, sessões de trabalho ao vivo com artesãos regionais. Estas acções têm lugar na Loja do Artesanato, na Rua dos Ferreiros, n.º 52.

Esta terça-feira, dia 11 de Maio, entre as 9h30 e as 12h30, estará Ana Paula Gomes, uma artesã que terá oportunidade de mostrar ao público algumas das técnicas que utiliza, normalmente, para a elaboração das suas peças em cerâmica.

Ao longo deste mês, as sessões decorrerão, semanalmente, às terças-feiras e, a partir de junho, deverão ocorrer todas as quartas-feiras, na Loja do Artesanato, entre as 9h30 e as 12h30, segundo se informa.

Esta iniciativa do IVBAM surge ainda numa altura em que há um certo alívio das regras de prevenção contra a COVID-19, sendo por isso uma oportunidade para potenciar a retoma económica, que começa já a ser notória em alguns sectores, em especial, no Turismo, que é também aquele que gera maiores transações de peças de artesanato, afirma um comunicado.

O objetivo desta iniciativa é o de, por um lado, satisfazer a curiosidade do público sobre quais as técnicas utilizadas pelos artesãos e, ao mesmo tempo, gerar alguma visibilidade para os artesãos devidamente certificados que estejam interessados em participar.

Estas acções promocionais enquadram-se no Plano Promocional do Bordado Madeira e do Artesanato Regional, co-financiado em 85% no âmbito do “Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020” e o restante suportado pelo Orçamento Regional.