Pedro Calado foi entregar carrinha ao bairro da Nogueira

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado esteve hoje na entrega formal de uma carrinha de 9 lugares ao Renascer@Nogueira, no âmbito da candidatura daquele Projecto ao Orçamento Participativo da Região (OPRAM).

O Projeto Renascer@Nogueira, de cariz educativo e sociocomunitário, é promovido pela IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, e visa promover respostas de inclusão social e participação cívica, destinadas a crianças e jovens residentes no Bairro Social da Nogueira, através da dinamização de actividades que visem contribuir para a (re)inserção escolar e/ou profissional e que fomentem o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis.

Em média, por mês, o Renascer@Nogueira faz 100 atendimentos sociais, acompanhando cerca de 200 utentes e prevenindo situações de exclusão e abandono escolar.

A aquisição desta carrinha vem dotar de melhores meios este projecto, assegurando a deslocação dos utentes que participam nas várias atividades de âmbito comunitário, formativo, educativo, cultural, desportivo e recreativo, nomeadamente os ATL de Verão para crianças e jovens.

O OPRAM corresponde a um compromisso assumido pelo Governo Regional, com o objectivo de envolver os cidadãos na tomada de decisão sobre a aplicação de verbas públicas, sendo atribuído, aos madeirenses e porto-santenses, um papel fundamental na escolha de ideais e que vão ter impacto nas localidades onde vivem, salienta uma nota oficial.

Essas ideias puderam ser apresentadas em diversas áreas temáticas como:  ambiente, cultura, inclusão social, segurança e salvamento marítimo, juventude, desporto e turismo.

A boa gestão das contas públicas permitiu ao Governo Regional distribuir uma verba de 2,5 milhões por todos os concelhos da Região. À população coube orientar e escolher em que ideias de investimento público, a executar pelo Executivo, esse dinheiro deveria ser aplicado.