Ponta do Sol inicia obras de beneficiação do cemitério dos Canhas

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informou que tiveram início as obras de Reparação e Beneficiação do Cemitério dos Canhas, o último de quatro cemitérios municipais a ser alvo de uma grande reparação.

As intervenções propostas para todos os cemitérios, diz a CMPS, visam melhorar a segurança e a mobilidade com remodelação dos passeios, garantir condições de trabalho e higiene para os coveiros, e ainda a disponibilização de novos serviços, com a criação de gavetões e ossários, valências até agora inexistentes no concelho.

“Assumimos o compromisso com a população de recuperar todos os nossos cemitérios para resolver a degradação e o abandono, acrescentar serviços e criar condições para acolher com dignidade os vivos e honrar a memória dos que partiram. Estamos satisfeitos em poder deixar toda esta obra feita”, declarou a presidente da Câmara, Célia Pessegueiro.

Neste momento, os cemitérios de Santo Amaro, na Lombada, e da Madalena do Mar já se encontram finalizados, e o Cemitério de São Caetano, Ponta do Sol, ainda está a ser alvo de profundas intervenções, sendo este último o mais completo dos cemitérios municipais.

Num investimento estimado em 182.750,45€, a intervenção no Cemitério dos Canhas visa colmatar algumas necessidades urgentes, assim como uma melhoria e atualização, num local que não tem obras há mais de 17 anos, adianta a autarquia.

Está prevista a requalificação e beneficiação do pavimento, criação de escoamento de águas pluviais, a introdução de ossários, melhoria nas acessibilidades, enquadramento urbanístico da zona de acesso ao cemitério e ainda uma beneficiação geral, com projetos de serralharia, árvores, espaços ajardinados, pintura e pontos de água, entre outros. Prevê-se que esta obra esteja concluída em 180 dias (6 meses).

A requalificação dos 4 cemitérios representa um investimento de 520.535,28€ do orçamento camarário no espaço de 2 anos, conclui a Câmara Municipal da Ponta do Sol.