Estepilha: muda-se a imagem da RAM como quem muda de cuecas…

Rui Marote

Brincar com a “galinha dos ovos de ouro” é grave, numa altura em que temos o turismo na estaca zero e com um futuro muito cinzento, que nem sabemos o dia de amanhã. Não podemos enfiar “barretes” dizendo Amén a tudo que nos chega às mãos. Sou do tempo do logotipo da casa de Santana e da viloa…
Será que vamos receber um prémio internacional deste design? Estive em tempos numa empresa que todos os anos recebia prémios internacionais das melhores capas de jornais, da melhor paginação, da melhor fotografia, tudo com grandes diplomas. No ano em que tive uma foto galardoada na primeira página, um mês depois fui despedido… As paredes da Redacção estavam então orgulhosamente decoradas com essas distinções…
Tudo passou, hoje essas “condecorações” são de museu. Na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), na qual durante anos marquei presença, o pavilhão da Madeira sofria alterações de dois em dois anos e tínhamos honras de encabeçar a exposição, sendo o primeiro logo à entrada, seguido dos Açores. Em alguns anos fomos superados pelos Açores em pavilhão e imagens, mas a Madeira em animação e jantar com as iguarias madeirenses, espetada e filete de espada, dava cartas, por vezes com cerca de 500 pessoas. Era os verbos comer e beber, e a promoção estava feita aos agentes de viagens e operadores.
Hoje temos um “padrinho” de telenovelas na promoção. Colocar a mãe do Ronaldo, nem era preciso falar, e o sucesso no exterior era garantido…
Ontem, quando cheguei à Praça do Povo, tive a sensação de que estava a CNN a filmar, tal era o aparato. Cheguei a pensar que estávamos em directo para o mundo. Mas não vimos na apresentação nenhum hoteleiro, nenhum operador nem agente de viagens, muito menos membros da mesa de turismo da ACIF…
Jornalistas do rectângulo, só a presença da Publituris, que enviou uma jornalista.  Estepilha: não houve tremoços nem cervejas ou fogo de artifício a assinalar a nova “cara” da Madeira.
Em breve teremos papel timbrado, envelopes, cartões de visita e outros souvenires ostentando o novo logótipo Madeira (para aqueles que o conseguirem decifrar) o que vai engrossar as despesas da Associação de Promoção da Madeira…