Percursos de treino inovadores na baía de Machico

Uma informação da Câmara Municipal de Machico dá conta de que a autarquia, através do Gabinete de Desporto, planificou dois percursos de treino ao longo da baía de Machico que já se encontram devidamente sinalizados e disponíveis a toda a população.

Em tempos de pandemia, encontra-se proibido, por resolução regional, a prática de exercício físico em grupo, e em espaços fechados, refere a CMM. Para tal, surge este projecto com um cariz individual, que promove o bem-estar físico e mental, bem como a vertente competitiva de cada munícipe.

Nos painéis colocados no início de cada percurso, há várias informações e recomendações pertinentes para iniciar a prática do exercício, bem como os contactos para situações de emergência e algumas alusões ao que pode encontrar e visualizar ao longo do percurso. Através de um QR Code, é ainda possível aceder à aplicação “Strava”, uma plataforma desportiva digital internacional.

Com um dispositivo móvel, como por exemplo o telemóvel, será possível ler o QR Code que direccionará o cidadão para o percurso na plataforma. Em seguida dever-se-á clicar na estrela para seguir. Com esta ferramenta, as pessoas que diariamente usufruem da promenade de Machico para a prática do exercício podem assim assumir desafios, que ficam sempre registados na aplicação e se tornam competitivos na medida em que o objectivo é superar os tempos alcançados, esclarece a edilidade.

Criou-se, por outro lado, também uma tabela que estabelece um ranking dos melhores tempos.

Ao longo de cada percurso foram colocadas várias marcações, aproximadamente de 100 em 100 metros, facilitando desta forma o controlo da distância percorrida. O início e o retorno de cada percurso estão devidamente identificados.

Os percursos assinalados são: 1: Farol de São Roque, com início e fim no Farol de São Roque e
retorno na Ponta do Cais, aproximadamente 2.400 metros (ida e volta); e São João Baptista, com início e fim no Largo do Cais e retorno no Farol de São Roque, aproximadamente 2 mil metros (ida e volta).