Associação de Bandas Filarmónicas quer retomar formação de maestros

A Associação de Bandas Filarmónicas da RAM, ABFRAM, pretende retomar as actividades formativas para os maestros das Bandas da região bem como para todos os que queiram explorar a área da direcção e enriquecer os seus conhecimentos, salienta uma nota.
“Partindo do que tem vindo a ser feito em anos anteriores, julgamos estarem agora reunidas as condições para assegurar uma regularidade e periodicidade muito maior da formação, com a colaboração dos maestros André Granjo e Luís Afonso”, refere a ABFRAM.
Apesar dos condicionalismos que ainda estão em vigor, a agremiação quer iniciar a actividade formativa, estando para isso já agendados dois encontros em formato online para os próximos dias 7 e 14 de Abril.
A ABFRAM tem investido nos últimos anos algumas verbas na aquisição de repertório para uso das bandas associadas. No ano passado foi feita a apresentação das obras adquiridas em 2019 e estas duas sessões iniciais terão o objectivo de apresentar o repertório adquirido no final de 2020. Para além de uma apresentação genérica de todas as obras, haverá um trabalho mais detalhado sobre quatros obras, com algumas notas analíticas e sugestões de trabalho para abordar essas obras em ensaio e concerto.
“A partir destas sessões, e mediante a evolução da situação sanitária, pretende-se dar início a um ciclo de encontros de periodicidade semanal ou quinzenal que se pretende venha a culminar com, pelo menos, um momento de trabalho prático com banda a realizar no início do Verão”, refere um comunicado.
As partituras de maestro das obras adquiridas serão disponibilizadas digitalmente a todos os que se inscreverem para esta formação e os formandos deverão providenciar forma de as ter disponíveis durante a formação para poderem acompanhar o trabalho, seja imprimindo as partituras ou garantido forma de as consultar de forma simples, anuncia-se.
A inscrição dos interessados deverá ser feita através do seguinte link: https://forms.gle/Pt7ejx6CcGDkKYfT6
O horário será definido de acordo com a disponibilidade da maioria dos formandos (opções disponíveis no formulário).
As inscrições decorrem até ao dia 1 de Abril: terá um custo de 15€ para membros das bandas associadas à ABFRAM e 30€ para membros não associados à ABFRAM.
Para mais informações: filarmonicasram@gmail.com