Deputados do PS-M reagem a declarações de Albuquerque sobre números da DGS

O grupo parlamentar do PS Madeira diz registar com surpresa as declarações do presidente do Governo Regional, que admitiu não entender os números diários apresentados pela Direcção Geral de Saúde sobre novos casos de Covid-19 na Região, questionando porque razão não teve Miguel Albuquerque a mesma tomada de posição quando os dados locais não eram atualizados e a DGS apresentava números muito inferiores aos apresentados pelas autoridades de saúde locais.

Na altura, a Secretaria Regional de Saúde justificava tal situação com o desfasamento temporal no envio dos dados, referindo sempre que os números mais fidedignos eram os apresentados pela entidade regional, diz o PS.

Segundo as mais recentes explicações prestadas pelas duas entidades, nacional e regional, à comunicação social, o desencontro entre os números apresentados pela DGS e SRS resulta de um processamento retrospectivo de casos e problemas de compatibilidade da plataforma nacional de comunicação dos casos, a SINAVE, apontam os socialistas.

A DGS alegou recentemente que 81% dos novos casos na Madeira tiveram um período entre o diagnóstico e a notificação superior a 48 horas, “decorrente de intercorrências informáticas de um laboratório na região e que se encontram em processo de regularização.”

Ou seja, a disparidade do número de casos Covid entre as duas entidades tem origem num atraso do envio dos dados a nível regional.

O grupo parlamentar do PS Madeira entende que é importante que as autoridades regionais de saúde direccionem os seus esforços em demonstrar a fiabilidade dos dados, levantando quaisquer insuspeitas sobre os dados locais ao invés de encetar numa guerra de números contra a entidade nacional cujos dados são periodicamente escrutinados por várias instituições independentes. Algo que não acontece na Madeira.

O que realmente contribui de forma negativa para a imagem pública da Madeira é o facto de sermos a Região do país com maior índice de transmissibilidade, e comparando com as Canárias e os Açores somos o arquipélago com mais casos por cem mil habitantes. Como exemplo, no dia de ontem os Açores não apresentaram nenhum caso positivo, diz o PS, pela voz do presidente da bancada socialista na ALRAM, José Miguel Iglésias.