Albuquerque almoça amanhã com o presidente da República

Miguel Albuquerque disse hoje que amanhã almoçará na RAM com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que efectua nova visita ao arquipélago. “Vamos discutir um conjunto de questões relativas ao futuro da Região”, ouvindo ainda o presidente relativamente ao representante da República [sua continuidade ou não no cargo]. O chefe do executivo fará valer, na ocasião, a sua visão sobre a Lei das Finanças Regionais, bem como a revisão da Constituição, entre outras questões fundamentais para o futuro da Madeira.
Acrescentou ainda que na sua perspectiva, têm de haver ligações regulares de navios entre o continente e as ilhas, por uma “questão de soberania”, mesmo que isso dê prejuízo. E que transmitirá essas ideias ao mais alto magistrado da nação.
Albuquerque proferiu estas palavras à margem de uma visita realizada hoje à empresa DTWAY, integrada na incubadora StartUp Madeira, ao Madeira Tecnopólo. Na ocasião, o governante considerou ainda que a digitalização terá um papel determinante no novo paradigma da economia mundial.
“Felizmente”, adiantou, “através da Startup temos criado na Madeira um conjunto de empresas de vanguarda na área das novas tecnologias, incluindo esta. Termos cerca de 27 empresas de digitalização no mercado, e é necessário lembrar, a quem anda mais distraído, que estas empresas gerem na Região, um volume de negócios superior a 70 milhões de euros por ano”.
A DTWAY, adiantou, utiliza um sistema de inteligência artificial que permite monitorizar a poupança energética em grandes edifícios. Obviamente vamos ser clientes desta empresa, porque há um conjunto de edifícios do governo, escolas, prédios da administração, que precisam de facto desta monitorização e deste acompanhamento”.
Acrescentou ainda que na sua perspectiva, têm de haver ligações regulares de navios entre o continente e as ilhas, por uma “questão de soberania”, mesmo que isso dê prejuízo.