Utentes idosos queixam-se de falta de informação sobre a vacinação

*Com Rui Marote

De acordo com a informação oficial emanada da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil, e já publicada no FN, decorre presentemente a vacinação para maiores de 80 anos e de 75 anos, neste último caso com patologias associadas. Mas as informações que utentes têm feito chegar ao nosso conhecimento reflectem um desconhecimento da forma como as coisas se vão passar. A SRSPC enviou informação ao nosso jornal, como a outros, dando conta de que a vacinação nestas idades decorrerá nos dias 6 e 7 de Março no Funchal, mais precisamente no Madeira Tecnopólo.

No entanto, dois utentes devidamente identificados, fizeram chegar ao Funchal Notícias o seu descontentamento com o carácter vago das informações que lhes foram prestadas no Centro de Saúde do Bom Jesus. Lino Abreu é um cidadão com 78 anos que, foi operado duas vezes à artéria aorta, sofre de diabetes e é hipertenso. Tendo questionado no local supracitado quando iria, porventura, ser vacinado, afirma ter-lhe sido respondido o seguinte: “Se não tiver sido vacinado dentro dos próximos dois meses, venha cá e reclame”.

Já outro indivíduo, Américo Gonçalves, já operado a um cancro, a passar por tratamentos na Fundação Champalimaud, diabético e que já foi operado aos rins, fez a mesma pergunta no mesmo local: quando iria ser vacinado, queria saber. Resposta igualmente pouco esclarecedora: “Não sabemos”.