Cidadã dá testemunho de nunca ter sido chamada para fazer segundo teste

À Redacção do FN chegou o testemunho de uma cidadã, Cristina Nóbrega, que reputamos de interesse público e por isso publicamos:

“Posso finalmente dizer que estou COVID free. Realizei o 1º teste, negativo, aquando da minha chegada. Estive 7 dias em isolamento profiláctico para cumprir com as regras do Governo Regional, a fim de realizar um segundo teste, que nunca foi agendado até ao momento, mesmo após tantos telefonemas e e-mails enviados aos serviços competentes.

No entanto, porque a minha profissão assim o obrigou e a escola onde exerço funções foi testada hoje, consegui realizar o segundo teste por ser professora e por ter de voltar à escola.

Bem sei que me podem dizer: não viajasses (mas a economia continua e o espaço aéreo está aberto), após o 5º dia podias sair de casa porque não tinhas sintomas (e se estivesse assintomática?!), pagasses tu o teste de despiste já que precisavas de uma prova de um segundo teste negativo para voltar ao trabalho, etc…

Compreendo que todo o sistema tem falhas, que há muita gente a ser testada por inúmeros motivos, mas, enquanto cidadã responsável e pagadora de impostos, não deixo de mostrar o meu desagrado pelo facto de se criarem regras que depois não são cumpridas pelos órgãos de poder.

Estive 7 dias em casa, com as devidas precauções, a privar-me das minhas obrigações enquanto mãe para proteger os meus filhos de um possível segundo teste positivo, porque zelar pela saúde de todos é e deve ser a prioridade.

Mas deixo a questão: E se tivesse sido eu a não cumprir com as regras?!

Ninguém tem dúvidas que me apontariam o dedo, “choveriam ” críticas pela minha irresponsabilidade.

Como eu, outros casos existem, pessoas que cumpriram o isolamento que lhes foi solicitado e nunca os chamaram para realizar um segundo teste, por isso hoje decidi dar a voz a esses que, ao contrário de mim, não puderam cumprir com as regras que tanto se apregoam de eficazes”.