Taekwondo da RAM evolui com novas graduações para os atletas

A Associação de Taekwondo da Madeira realizou exames de graduação nos clubes associados antes das respectivas férias de Natal, salienta um comunicado desta agremiação desportiva.
Os exames foram realizados nos respectivos clubes, tendo os taekwondistas de  demonstrar o seu conhecimento técnico adquirido ao longo dos treinos. Após provas exigentes, todos os atletas que se submeteram a exame alcançaram a sua nova graduação. Prosseguem assim a sua evolução nesta arte marcial coreana.
No CS Marítimo, mais um atleta submeteu-se a exame para cinturão negro, tendo sido avaliado nas várias vertentes do Taekwondo: Poomsae (formas técnicas), Kyorugui (combate), Hoshinsul (técnicas de defesa pessoal) e Kyocpa (técnicas de quebra de objectos com as mãos e os pés). Presentes na avaliação deste exame estiveram o Mestre Mário Rodrigues (5º Dan), Guida Gouveia (3º Dan), José Santos (2º Dan) e Hector de Jesus (2º Dan).
Após este exigente exame o atleta maritimista alcançou o cinturão negro (1 Dan), fazendo agora parte da equipa de cinturões negros da Associação de Taekwondo da RAM. É o 15º. Cinturão Negro formado pelo Mestre Mário Rodrigues na Região Autónoma da Madeira, após vários anos de trabalho árduo.
Os cinturões negros destacam-se por várias razões. Embora existam múltiplos graus depois do cinturão negro, o 1º Dan é um marco de uma determinada proficiência na técnica. Representa de algum modo a chegada à maioridade nas artes marciais, sendo que há ainda muito para evoluir, pela frente. Apenas os cinturões negros podem competir na generalidade das provas internacionais e jogos olímpicos, refira-se como curiosidade.
Estas graduações são, consequentemente, importantes para o crescimento do Taekwondo na RAM, e para o desenvolvimento dos atletas madeirenses nesta arte marcial que é também um excelente exercício físico e mesmo uma modalidade olímpica.