Humberto Vasconcelos defende hoje orçamento de 58 milhões para a “sua” Secretaria Regional

O Secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos defende hoje na Assembleia Regional o orçamento da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA) que ascende a 58,0 milhões de euros.

Trata-se de um orçamento que representa um acréscimo de 29,1% comparativamente a 2020, sendo que, 34,3 milhões de euros (59,1%) estão afetos aos investimentos do Plano e os restantes 23,8 milhões de euros (40,9%) ao funcionamento normal.

Há que salientar o impacto de medidas de combate à pandemia COVID-19 que resulta num incremento de despesa a rondar os 8,1 milhões de euros.

Por agrupamentos económicos, as despesas correntes são mais relevantes com um peso de 58,4%.

Desagregando, as rubricas que maior impacto tem na despesa são as Despesas com pessoal com 17,3 milhões de euros, as Transferências correntes com 10,8 milhões de euros e a Aquisição de bens e serviços com 5,5 milhões de euros.

Por sua vez, as Despesas de capital, estimadas em 24,1 milhões de euros, distribuem-se sobretudo pela Aquisição de bens de capital com 14,4 milhões de euros e por Transferências de capital com 9,0 milhões de euros.

Na distribuição das dotações por orgânica, o peso do funcionamento normal representa 40,9% (23,8 milhões de euros), onde está incluído o Gabinete do Secretário Regional e os serviços afetos à Direção Regional de Agricultura.

Os investimentos do Plano ascendem a 34,3 milhões de euros, ou seja, cerca de 59,1% do total da despesa prevista, sendo que a maioria destes investimentos nesta área estão essencialmente afetos a projetos a desenvolver no âmbito do PRODERAM.

Muita da despesa está afeta a Assuntos sociais, onde está incluída a subfunção Agricultura e pecuária, silvicultura, caça e pesca com o 74,0% do total da despesa prevista.