Câmara de Santa Cruz vai ampliar e melhorar o Centro de Recolha Animal

A Câmara Municipal de Santa Cruz inicia, em 2021, obras de ampliação e melhoramento do Centro de Recolha Animal. O anúncio foi feito durante uma visita de trabalho ao local.

As novas obras vão criar uma zona de recolha para cães, outra para cadelas com crias; uma zona para colónia de gatos;  uma zona de recepção de visitas; uma zona destinada a consultório interno; uma zona destinada a recobro (enfermaria); criação de um necrotério/morgue (recolha de cadáveres); criação de mais 3 parques vedados para os cães correrem, brincarem, criação de jaulas de quarentena, aumento do actual armazém para a guarda das rações, material de captura, material de limpeza, um novo gatil, separado do “canil”, cumprindo as regras de bem-estar animal, sendo que o actual gatil está a ser utilizado para os cães/cadelas bebés.

As obras a fazer incluem também a construção de uma zona de balneários para os funcionários e outra zona de estar/lazer, diz a CMSC.

Refira-se que o bem estar animal é um obrigação legal que as autarquias têm de cumprir, sendo que o concelho de Santa Cruz foi pioneiro em ter o primeiro CRO – Centro de Recolha Oficial de animais errantes/abandonados na Ilha da Madeira e está a trabalhar para a obtenção do respetivo licenciamento pela Autoridade Competente- Direcção de Serviços de Agricultura e Veterinária.

Neste mandato e por imposição legal, a Câmara de Santa Cruz foi,  mais uma vez, pioneira, quando lançou mão de um procedimento concursal, para colocar no quadro do pessoal uma médica veterinária, que tomou posse em 2 de Abril de 2019, salienta comunicado de imprensa.

Para que a população em geral tenha a noção do imenso trabalho que é feito pelo CRO, os dados emanados pelo Gabinete Médico-Veterinário da Câmara Municipal de Santa Cruz, dão conta de que já foram adoptados 158 animais, foram realizadas 15 cirurgias, 367 esterilizações. Foram recolhidos 198 animais, registadas e esterilizadas 73 colónias, microchipados 51 animais, vacinados 305, desparasitados 224, além de 271 famílias ajudadas com ração e 10 com medicamento para animais doentes.

Tudo isto sem contabilizar as vacinas DHPPI+LEPTO; Raiva; Prevenções Dirofilariose; Testes de Dirofilariose / FIV+FEV que ronda as 445.

O CRO agradece algumas doações feitas por empresas e/ou por pessoas singulares que têm contribuído para o bem-estar dos animais e por conseguinte poupado dinheiro aos munícipes.

De salientar, ainda, que o  Gabinete Médico-Veterinário, para além das vistorias diversas que faz, realizou várias campanhas de vacinação com todas as Juntas de Freguesia.

Para finalizar, o Gabinete Médico-Veterinário está a criar um Programa de voluntariado para o CRO, com regras muito objectivas e claras, refere a Câmara.