29 novos casos de Covid-19; 130 novos suspeitos; há 4 internados nos Cuidados Intensivos

A Direção Regional de Saúde vem pelo presente atualizar a informação sobre a situação epidemiológica
da COVID-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM):

A incidência de Covid-19 na Madeira continua a subir em flecha. Hoje, de acordo com os dados proporcionados pela Direcção Regional de Saúde, há 29 novos casos positivos no território da Região, que passa a contabilizar 963 casos
confirmados da doença causada pelo novo coronavírus, até à data. E são todos casos de transmissão local, que se garante serem associados a contactos ou a contextos de casos positivos anteriormente identificados.

Cinco dos novos casos situam-se na área da educação; são 5 crianças, com idades entre 8 e 15 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal, de Machico e de Santa Cruz. O plano de contingência destes estabelecimentos está já activo. Há ainda um caso na área da saúde, nomeadamente 1 profissional de saúde, com actividade no SESARAM. O plano de contingência do respectivo serviço está activo, e a investigação epidemiológica está em curso. Por outro lado, há Cinco casos na área social: 1 profissional afeto ao ISSM, IP-RAM, com actividade no concelho de Santa Cruz, 1 funcionário de num equipamento social particular no concelho do Funchal e 3 pessoas com actividade numa instituição comunitária de carácter social no concelho do Funchal. Os planos de contingência das respectivas instituições estão activos e a investigação epidemiológica está em curso.

Também se registaram dois casos de adultos com actividade profissional num serviço municipal do concelho do
Funchal. A investigação epidemiológica está em curso, informa-se.

Pela positiva, há hoje há mais uma vintena de recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 693 casos
recuperados de COVID-19. Até agora, foram registadas apenas duas mortes associadas à doença, como é sabido.

Entretanto, são 268 os casos activos, dos quais apenas 48 são casos importados e 220 são casos de transmissão local.
26 são não-residentes, e 242 são residentes na RAM. 23 pessoas cumprem presentemente isolamento numa unidade
hoteleira dedicada, 232 estão em alojamento próprio e 13 pessoas encontram-se hoje internadas, 9 na Unidade Polivalente e 4 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

No total, há 130 novos casos suspeitos que estão a ser estudados pelas autoridades de saúde, 6 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 124 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM.

Quanto aos contactos para a linha de apoio SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 19862 chamadas, mais 183
chamadas nas últimas 24 horas.

No que concerne à vigilância activa de contactos de casos positivos, 1493 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 7808 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 115231 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje; no total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem a 188235.

Até ao dia de hoje, 09 de Dezembro, foram contabilizadas na RAM 2394 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.