Investigadores da UMa e do SESARAM vencem Prémio Pfizer

José Câmara e Pedro Berenguer, investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM), Irene Camacho, docente da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade da Madeira (FCV), e Rita Câmara e Susana Oliveira, médicas Alergologistas do SESARAM, foram distinguidos com o prémio Pfizer da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para melhor artigo publicado em revista indexada em 2019, com trabalho de investigação na área das doenças respiratórias, informa a UMa.

O artigo intitulado “Determination of potential childhood asthma biomarkers using a powerful methodology based on microextraction by packed sorbent combined with ultra-high pressure liquid chromatography. Eicosanoids as case study” foi publicado no Journal of Chromatography A (factor de impacto: 4.049, Q1).

A publicação resultou do trabalho desenvolvido por Pedro Berenguer, no âmbito da sua tese de Mestrado em Bioquímica Aplicada da Universidade da Madeira, sob orientação do Prof. Doutor José Câmara (CQM) e coorientação da Prof. Doutora Irene Camacho (FCV), e visa a identificação de potenciais biomarcadores para o diagnóstico de asma em crianças, utilizando uma metodologia poderosa baseada na microextracção com adsorvente empacotado combinada com cromatografia líquida de alta pressão. A Drª Rita Câmara e a Drª Susana Oliveira (SESARAM) são também co-autoras do referido artigo.

O prémio, no valor de 5000 euros, foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia com o apoio financeiro da Pfizer, no âmbito do 36º Congresso de Pneumologia e do 2º Congresso Luso-PALOP de Pneumologia, que se realizou este ano, em formato online, nos dias 12, 13 e 14 de Novembro.