Esgrima: Álvaro Noite sagrou-se campeão regional de Séniores em florete

No passado sábado decorreu na sala de Esgrima do Funchal/Adelino Rodrigues o “Campeonato Regional de Séniores de Esgrima São Gonçalo” que contou com participação de esgrimistas do CD1ºMaio, CDRSantanense, ADRPDelgada e CSJGaula, refere a Associação de Esgrima da Madeira.

Na prova de Seniores Masculinos Individuais o consagrado atirador Álvaro Noite (CD1ºMaio) mostrou mais uma vez supremacia conquistando o título da época 19/20; Ricardo Drumond (CSJGaula) foi o vice-campeão. Em 3º lugar classificaram-se Péter Csáky e José Freitas, ambos do CDRSantanense.
Por outro lado, na competição de Equipas Masculinas, o CD1º Maio conseguiu participar com 3 equipas e foi a equipa A, composta por Álvaro Noite, Ricardo Catanho, Carlos Rodrigues e Diogo Gouveia que conquistou o ouro. Em 2º ficou a equipa B do 1ºMaio (Mateus Nóbrega, Rodrigo Pereira e Luís Pires) e em 3º o CDRSantanense (Péter Csáky, José Freitas e Luís Ramos).
Já nos Femininos Individuais, Lídia Sousa (CD1ºMaio) sagrou-se mais uma vez Campeã Regional Senior. A AERAM realça, porém, a óptima prova realizada pela ainda Iniciada Marta Fernandes (ADRPDelgada) que logrou chegar à final da prova, conquistando 10 toques num duelo que terminou em 13-10.
A equipa feminina do CD1ºMaio (Lídia Sousa, Nídia Jardim e Joana Rodrigues) conquistou também o 1º lugar do pódio frente à equipa do CDRSantanense (Teresa Afonseca, Cláudia Gomes e Margarida Andrade).
esgrima da Madeira conseguiu assim realizar mais um Campeonato Regional que havia ficado suspenso devido à Pandemia COVID 19. “Sentimos que a superação do vírus é feita como nas pistas, prova a prova, jogo a jogo, ponto a ponto, cumprindo as regras, com respeito pelo adversário e com civismo”, refere um comunicado de imprensa.
A Coordenadora Geral da modalidade, Sónia Pereira, destaca o comportamento exemplar que os agentes desportivos da esgrima tem tido face às normas de segurança impostas no decorrer das provas, importante para uma retoma segura.
esgrima da Madeira tinha previsto levar 3 atletas (João Faria, Bruno Nunes e Marta Fernandes) e 1 equipa Masculina (ADRPDelagda) e 1 equipa feminina (CDRSantanense) ao Campeonato Nacional de Iniciados que decorrerá nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro em Vila Nova de Gaia, mas devido ao aumento da pandemia no continente e à incerteza  que se vive relativamente à concretização ou não das provas nacionais devido à COVID 19, todos os envolvidos, encarregados de educação, pais, atletas, treinadores e coordenação técnica da AERAM, mesmo existindo grande probabilidade de subidas ao pódio nacional, decidiram que a saúde dos atletas e suas famílias está em primeiro plano, por isso os objetivos nacionais ficam adiados para uma nova oportunidade.
Estavam marcadas para dia 7 de Novembro as finais regionais de Infantis, no Pavilhão de Santana, mas, pelo que apurámos, já não se realizarão.