PS pretende ouvir Susana Prada relativamente à Estrada das Ginjas

Os deputados do PS-Madeira deram hoje entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, a um pedido de audição à secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, de modo a que torne públicos o estudo de impacto ambiental e o parecer da UNESCO acerca do projecto de asfaltagem da estrada das Ginjas, em São Vicente.

A deputada Elisa Seixas recordou na manhã de hoje em conferência de imprensa que, já no passado dia 2 de Setembro, o PS apresentou um pedido de esclarecimento conjunto às Secretarias Regionais do Ambiente e da Agricultura a este propósito. Conforme explicou, dado que o secretário da Agricultura anunciou que a asfaltagem iria avançar, os socialistas pediram que lhes fosse facultado o estudo de impacto ambiental – que Susana Prada tinha dito que pediria, para decidir se a asfaltagem aconteceria ou não – e questionaram se a UNESCO tinha sido consultada e tinha dado parecer sobre o projecto. Nesta sequência, a Vice-Presidência do Governo Regional respondeu, a 15 de Setembro, que a Secretaria da Agricultura dizia não ter nenhum projecto de asfaltagem da Estrada das Ginjas em curso e que a Secretaria do Ambiente iria facultar os referidos estudos.

“A verdade é que, até hoje, nunca tivemos respostas por parte da Secretaria do Ambiente”, criticou Elisa Seixas, constatando que, numa entrevista que a secretária deu na passada semana, “ficou subentendido que a asfaltagem iria acontecer”.

“É nesse sentido que nós metemos um hoje um pedido de audição à senhora secretária, para podermos ter acesso à informação que até agora nos tem sido sonegada”, declarou a deputada socialista.

De acordo com a mesma, a existir um estudo, o mesmo deve ser conhecido, da mesma forma que “deveremos ter noção do parecer da UNESCO relativamente a esta intervenção, que é apresentada como uma estrada agrícola, mas que, na verdade, significa entrar na Floresta Laurissilva, que é Património da Humanidade”.