Adeus é, tão-só, até que Deus nos reúna, Querida Amiga Fátima!

Querida Amiga Fátima, é esta a imagem que os teus amigos guardam de ti. A tua presença tão cheia de vida, de energia, de alegria, de ternura, de atenção ao outro, de amor à profissão e aos valores e princípios fizeram de ti uma pessoa inesquecível nas vidas de quem te conheceu, admirou e amou. És uma Amiga que desejo reencontrar quando também eu partir. Como todos os grandes e verdadeiros Amigos, sempre estiveste tão presente nos momentos felizes como nos tempestuosos e agrestes. Tenho-os todos gravados no coração e na memória. Nem distância nem silêncio os farão esmorecer no tempo. A luz que sempre irradiaste era, e será sempre, a do brilho de uma estrela na noite dos que protegeste e amaste com tanta dedicação e carinho. Nunca um vislumbre no teu rosto da sombra de um queixume. Pelo contrário, os olhos de sol procurando esperança, atraindo esperança. Os teus Amigos, aqueles que sempre o foram e o serão sempre, sabem como foste tão poderosa e discretamente essa luz de conforto e farol de abrigo para a tua família e para os teus amigos.
De ti ficou a força da voz firme mas tão repleta de amor, de ânimo e de fé para todos os que amavas sem reservas nem rendição. De ti ficou o amor pela beleza e fragilidade das flores de que falavas com tanto desvelo. Partilhavas com elas a beleza e o modo tão teu de atrair o sol, redistribuindo a sua luz à tua volta. Obrigado pela parte de luz que me coube.
Muitos, como eu, familiares, amigos e alunos sentiram o teu toque contagiante na franqueza e apoio das palavras animadoras ou de sábio aconselhamento e incentivo, na largueza e pureza do teu sorriso. Muitos, como eu, têm para ti na alma lugar cativo lembrando a delicadeza, nobreza moral e ética, a graciosidade do teu modo de ser e estar, a generosidade imensa de que eras capaz, mesmo quando sofrias ingratidão. É, com toda a justeza, numa passadeira vermelha que recordaremos o chão dos teus passos, brilhante e bela como uma estrela caída do céu, com o sorriso encantador que todos te admirávamos e agradecemos ter feito parte das nossas vidas.
É, assim, devolvendo-te o sorriso, que os nossos corações, feridos de saudade, mas gratos por teres vindo enriquecer e iluminar as nossas vidas, te guardarão.
Adeus é, tão-só, até que Deus nos reúna, Querida Amiga!