Pároco de Machico apela a cuidados com a Covid-19 na Festa do Senhor dos Milagres

foto arquivo

O pároco de Machico, cónego Manuel Ramos, lançou um apelo à população para que participe com responsabilidade e cuidados especiais e redobrados na festa do Senhor dos Milagres, que se realiza este ano  08 e 09 de Outubro em moldes diferentes dos anos anteriores, devido à pandemia  de Covid-19. Apesar de dizer “esperar o milagre de Cristo” para o seu desaparecimento, o pároco instiga as pessoas a serem “responsáveis umas para com as outras, cumprindo todas as medidas gerais de prevenção e protecção.

“Para a realização da festa foi elaborado um Plano de Contingência COVID-19, em pareceria com os serviços camarários, através do Serviço Municipal de Protecção Civil de Machico, em coordenação com a PSP – Esquadra de Machico e a Delegação Saúde Machico, com o suporte externo do IA-Saúde, IP RAM”, informa o pároco. Todos os colaboradores da festa e todos os participantes estão sujeitos ao Plano de Contingência.

“Fazemos um forte apelo no cumprimento da sinalética no decorrer da festa. O uso da máscara é obrigatório por todos os participantes e colaboradores; haverá perímetros de segurança a fim de evitar aglomerações, sobretudo juntos aos postos de venda da cera de promessas, dos queimadores e nos espaços litúrgicos da igreja e capela. Os agentes da PSP zelarão pelo cumprimento de todas as medidas de segurança”, explica.

A venda de cera de promessas acontecerá em 2 postos, um na igreja e outro junto à Capela dos Milagres nos dias 07, 08 e 09 das 09h às 23h, sendo que no dia 07 será até as 20h. Os devotos podem adquirir a cera de promessa e colocá-la nos queimadores junto à capela ou deixá-la onde a adquirirem. A promessa é paga não somente pela queima da cera, mas, sobretudo, pela intenção da oferta feita, salienta o pároco.

Já na quinta-feira dia 08 de Outubro, às 20h30, sairá o Senhor dos Milagres da capela, somente acompanhado pelos pescadores (homens de calça escura e camisa branca) com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas.  As pessoas que tiverem promessas a pagar não poderão acompanhar o Senhor dos Milagres. Devem ficar ao longo do percurso por onde irá passar a imagem. Devem usar máscara e respeitar o distanciamento social, apela Manuel Ramos.

O percurso será o seguinte: sai da capela, passa a Ponte da Banda d’Além, faz toda a Rua da Árvore até à Rua do Ribeirinho, sobe a Rua do Ribeirinho até ao hipermercado “Continente”, desce a Rua da Estacada até ao Largo de Nossa Senhora da Conceição, terminando na igreja matriz de Machico.

A celebração da missa, presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, ocorrerá pelas 21h30. A lotação e todas as regras do espaço da igreja serão respeitadas segundo a Resolução nº 479/2020 de 22 de Junho.

Por outro lado, na sexta-feira dia 09 de Outubro às 16 horas, acontecerá a celebração da missa na igreja matriz. Pelas 17h30 sairá o Senhor dos Milagres de regresso à capela, somente acompanhado pelos pescadores (homens de calça escura e camisa branca) com os archotes, usando as medidas de segurança do distanciamento, máscara e luvas, como anteriormente.

O percurso de regresso será: sai da igreja, sobe a Rua da Estacada até a Travessa do Ribeirinho, desce a Rua do Ribeirinho até à Rua da Árvore, percorrendo-a até à Ponte Banda d’ Além e termina no Largo do Senhor dos Milagres.

“Pedimos que as pessoas não façam ajuntamentos nos passeios. Procurem dispersar-se pelo percurso onde passará o Senhor dos Milagres e daí façam a sua veneração”, apela o cónego Manuel Ramos, terminando: “Confiamo-nos à protecção do Senhor dos Milagres, mas sejamos responsáveis e cumpridores de todas as normas de segurança”.