Câmara da Ribeira Brava homenageia professora Maria Leonete dos Reis

Escola B1/PE Prof. Maria Leonete dos Reis é como se denomina a partir desta quinta-feira, dia 17 de Setembro, a chamada “escola da igreja” no Campanário. A mudança do nome do estabelecimento escolar foi a forma de prestar homenagem a Leonete dos Reis, personalidade do concelho, residente na freguesia do Campanário, que se destacou no ensino escolar e na vida política, refere uma nota da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

O executivo camarário esteve presente na ocasião, bem como o secretário regional da Educação. Foram muitas as pessoas que não quiseram faltar à homenagem à antiga professora, ex-autarca e, acima de tudo, “amiga de longa data”.

Leonete dos Reis emocionou-se, em resposta a esta homenagem do Município da Ribeira Brava. “Não esperava esta homenagem. Fiquei muito sensibilizada e fico muito grata pelo gesto do senhor presidente. Sinto-me honrada também, pois vejo que alguém se lembrou de mim e homenageou-me em vida… E as homenagens fazem mais sentido enquanto estamos vivos”, sublinhou.

A homenageada, que trabalhou como professora primária na escola que agora tem o seu nome durante 19 anos, dos quais 17 foram como directora, recordou no seu discurso o tempo em que leccionou. “Esta escola foi a minha segunda casa! A passagem por esta escola constitui uma das melhores fases da minha vida”, declarou.

Por sua vez, Ricardo Nascimento comparou o tempo em que Maria Leonete dos Reis foi presidente na Câmara Municipal da Ribeira Brava com o seu primeiro mandato. “A homenageada foi presidente de câmara numa altura difícil. Não fui só eu que tive que cumprir saneamentos financeiros”.

O edil referiu também que “esta é uma justa homenagem a uma pessoa que fez um percurso de vida notável. “Se estamos a valorizar o passado, então, temos que valorizar as pessoas que foram parte integrante nele. Por isso, sinto-me bem por estar a homenagear uma grande mulher do nosso concelho”, sustentou.

O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, aproveitou o uso da palavra para agradecer o trabalho desenvolvido pela antiga professora em prol da educação. “Obrigado professora Leonete por toda a sua dedicação, por todo o seu empenho, por tudo o que emprestou à comunidade do concelho da Ribeira Brava, mas em particular à comunidade escolar do mesmo”, transmitiu.