Cantinho do Bom Pastor: local de oração no Paul da Serra

Sílvio Mendes

Um oratório dedicado a Jesus Cristo Bom Pastor, situado no parque de merendas da Bica da Cana no Paul da Serra, será benzido e inaugurado no sábado 12 de setembro.
A Eucaristia, que será presidida por D. Nuno Brás, principiará às 11 horas. Será animada liturgicamente com os cânticos do grupo coral da paróquia dos Carvalhal (Canhas).
A iniciativa da construção daquele espaço de oração foi do Pe. Bernardino Andrade, também fundador do Grupo «Gente Ajudando Gente» que tem como padroeiro o Bom Pastor. Falando deste projeto caritativo o sacerdote, natural da freguesia da Ponta do Sol, sublinha que «esta associação está intrinsecamente ligada à mensagem do Bom Pastor. A história do Bom Pastor narrada em Lucas 15, conta que o Pastor tinha cem ovelhas. Acontece que ao cair da tarde, ao conta-las todas, verificou que lhe faltava uma. Não sabemos se perdeu ou se fugiu por estar farta e cansada do pastor. Este não fez perguntas. Acomodou as noventa e nove no redil e foi à procura da que se tinha perdido. Ao encontra-la pô-la aos ombros e trouxe-a de novo ao edil. É nesta história que damos conta que Jesus ama a todos mas tem os seus preferido que são os mais afastados, os que não prestam, os descartados, os que são rejeitados pelos bons, os que fogem, os que menos merecem».
Refere ainda que o grupo gente ajudando gente «mais do que uma associação deveria ser uma maneira de viver em que muita gente seja mobilizada para ajudar muita gente e não simplesmente um grupo sujeito a um conjunto de regras, por vezes cruéis, que desumanizam as nossas relações com os outros».
Com um historial de ajuda a muitas centenas de carenciados o grupo conta com o apoio de pessoas de boa vontade interessadas em minimizar as dificuldades por que passa tanta gente na nossa terra.
A razão da construção do oratório no Paul da Serra surgiu pelo facto do Pe. Bernardino Andrade, grande devoto do Bom Pastor, ter verificado que na Madeira não há nenhuma paróquia que tenha o Bom Pastor como padroeiro, nem ser grande a respetiva devoção.
Contando com o apoio do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, o oratório foi idealizado pelo arquiteto Juan Enrique Pita Andrade, recentemente vindo da Venezuela e também com origem na Ponta do Sol. A obra foi realizada pelo empresário de construção, Egídio Pita Pombo, também natural da mesma freguesia. Tanto um como outro ofereceram gratuitamente os seus serviços.
O oratório é de pequenas dimensões, para se enquadrar na paisagem, sendo solicitado à população que não coloque plantas nem flores para evitar a propagação de espécies invasoras naquela área e não é permitido o uso de velas acesas que são propícias a incêndios
O oratório é de pequenas dimensões, para se enquadrar na paisagem, sendo solicitado à população que não coloque plantas nem flores para evitar a propagação de espécies invasoras naquela área e não é permitido o uso de velas acesas que são propícias a incêndios.
A imagem do Bom Pastor que se encontra no oratório no Paul da Serra foi oferecida ao Pe. Bernardino Andrade, por D. António Carrilho, em 2015 por ocasião da celebração dos 50 anos da sua ordenação sacerdotal.
Será local de oração em contato com a natureza, estando previstas celebrações de missas às 14h30 do último domingo de cada mês.