Camacha acolhe comemorações do 26º aniversário de elevação a vila

A Camacha acolhe, nos próximos dias 5 e 6 de Setembro, as comemorações, promovidas pela Junta de Freguesia, do 26.º aniversário da elevação à categoria de  vila. No dia 5 de Setembro (sábado), das 10 às 12 horas, será dinamizado um evento online, com transmissão exclusiva a partir da página oficial da Junta de Freguesia da Camacha na rede social Facebook. O evento contará com a realização de uma tertúlia, que inclui Pedro Fernandes (presidente da
Junta de Freguesia da Camacha), do Filipe Sousa (presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz), Pe. Óscar Andrade (pároco da paróquias da Camacha e do Rochão), Gilda Nóbrega (responsável pelo Grupo Folclórico Infantil da Camacha e GrupoFolclórico Juvenil da Camacha), sendo dinamizada pelos apresentadores Justino Teixeira e Catarina Fernandes que estarão vestidos a rigor com trajes tradicionais e etnográficos da freguesia.

Este acontecimento contará com a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, do Grupo Folclórico Infantil da Camacha e do Grupo Folclórico Juvenil da Camacha. Serão apresentados diversos quadros vivos, representando o quotidiano da freguesia de outros tempos, os quais serão explanados por Humberto de Jesus
(responsável do Grupo de Romarias Antigas do Rochão) e por Alexandre Rodrigues (responsável pelo Grupo de Folclore do Rochão.

Esta, promete-se, será efectivamente uma manhã onde será elevada a freguesia da Camacha ao nível dos seus costumes e tradições, na requalificada Quinta da Moscadinha, um projecto do empresário Márcio Nóbrega.

Neste dia, serão homenageadas Lídia Mota (enfermeira de profissão) e José de Freitas (relojoeiro).

Entretanto e no dia 6 de Setembro, será celebrada uma Missa por todos os Camacheiros, vivos e defuntos, bem como todos aqueles que optaram por viver na freguesia, na Igreja do Rochão, pelas 09 horas e 30 minutos, seguindo-se o cantar dos parabéns no adro da Igreja no final da cerimónia eucarística.

Ainda inserido nas comemorações do 26.º Aniversário, a Junta de Freguesia da Camacha em parceria com a Associação de Ciclismo da Madeira e a Secção de Ciclismo do Club Sport Marítimo promovem o “II Grande Prémio de Ciclismo da Camacha / 5.ª Prova da Taça da Madeira de Ciclismo”, na tarde do próximo dia 5 de Setembro, contando com a participação de uma centena de ciclistas de todas as idades.

Pelas 14 horas e 15 minutos será dinamizada uma Gincana de Escolas no polidesportivo existente no Largo Conselheiro Aires de Ornelas, destinada aos mais novos, estando posteriormente previsto o início da Prova Jovem às 15 horas e 30 minutos e a Prova Principal para as 16 horas e 45 minutos. Face ao Plano de Contingência adoptado
pela Associação de Ciclismo da Madeira e seguindo as recomendações emanadas pelas entidades competentes, não
serão realizadas as tradicionais cerimónias de entrega de prémios.